quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DICAS DE SAÚDE - FISIOTERAPIA - Por Dra.Tatiane Ramos Gil


Dor lombar aguda

O aparecimento de dor aguda nas costas está associado à ruptura das fibras anulares do disco intervertebral (hérnia de disco) ou ao estiramento de estruturas musculares ou ligamentares da coluna vertebral, podendo haver ou não compressão dos nervos. Se houver compressão, a melhora dos sintomas é mais vagarosa.
Um trauma severo ou diversos pequenos traumas na coluna  podem lesar as estruturas do disco intervertebral, levando ao aparecimento da hérnia de disco. 
A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas. 
 Se a lesão do disco intervertebral ou das estruturas musculares e ligamentares da coluna for muito severa, o repouso no leito com as pernas apoiadas sobre um banco é indicado para aliviar a dor e o desconforto. O paciente deve fazer repouso intercalado com movimentos leves e fisioterapia. 
Exercícios de respiração abdominal e o uso de bolsa térmica no local da dor aliviam os sintomas.
O paciente deve evitar movimentos que piorem a dor mas, na medida do possível, deve fazer pequenas caminhadas, que devem ser aumentadas com a melhora dos sintomas.
A posição sentada é a mais desconfortável pois causa mais dor. Se o paciente tem hérnia de disco, é nessa posição que há mais compressão do disco intervertebral.
A mudança frequente de posturas, tais como deitada com pernas apoiadas num banco, deitada de lado, sentada com apoio lombar e caminhadas, é importante para melhorar a dor e manter o condicionamento físico.
Evite carregar peso, empurrar carrinhos, abrir e fechar portas pesadas ou qualquer atividade que exija força nos braços e no tronco. Evite subir e descer ladeiras ou escadas. 
Faça fisioterapia nas modalidades: técnicas para aliviar a dor, alongamento das cadeias musculares, reeducação postural e orientação ergonômica.
Coletes ortopédicos
O uso de coletes ajudam a diminuir a dor e manter uma boa postura. Há vários tipos de suportes lombares no mercado, mas é bom que seja prescrito por seu médico. Os coletes não substituem um programa de tratamento para os problemas de coluna, nem vão prevenir novas lesões

Nenhum comentário:

Postar um comentário