quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas de fisioterapia também - para atletas

Por
Dra. Tatiane Ramos Gil
Fisioterapeuta

Sempre estamos recebendo a valiosa colaboração da jovem Fisioterapeuta Dra Tatiane Ramos Gil,  para enriquecer nosso jornal com informações úteis na área da fisioterapia. Tatiane é formada pela CEUNSP “Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio” da cidade de Itu e presta atendimento na AMBESP “Ambulatório de especialidades” de Itararé, anexo à Santa Casa.
A seguir, a fisioterapeuta esclarece algumas dúvidas que quase todos têm:
Uso Calor ou Frio para aliviar a dor?
A aplicação do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da fisioterapia. As terapias usando o calor (e usando o frio) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. Quando aplicadas adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapêuticas.
Calor igual Frio: Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzidos por esses dois processos.
Efeitos Terapêuticos do Calor: Alivia dor, aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos, diminui a rigidez de articulações, melhora o espasmo muscular e circulação.
Aplicação do calor promove alteração das propriedades dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.
Contra-indicação: não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.
Técnica de Tratamento: o tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na frequência de 3 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados. O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário