quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Catadores de Materiais Recicláveis tumultuam o trânsito e podem provocar acidentes

O tumultuado trânsito de Itararé enfrenta novos problemas a cada dia. As principais ruas do centro da cidade, nos períodos de pico, vivem congestionadas pelo grande número de veículos.
Apesar de terem sido recuperadas pela Prefeitura grande parte das ruas esburacadas, as muitas que restaram, ainda em estado precárias, também comprometem a circulação de veículos. Dentro desse cenário problemático, aparecem os catadores de materiais recicláveis que, com suas carroças que armazenam os materiais coletados, circulam sem qualquer cuidado pelas ruas misturando-se aos veículos, atrapalhando sobremaneira sua  fluidez e podendo provocar sérios acidentes, sem contar que colocam em risco até a própria vida, pois estão vulneráveis ao perigo que o trânsito oferece.
Alguma providência tem de ser tomada pelas autoridades, pois reclamações são constantes de condutores que utilizam seus veículos para ir e vir ao trabalho, de taxistas que estão em circulação constantes pela cidade e de pessoas que estão fazendo compras no comércio e necessitam utilizar seus automóveis.
Além disso, atrapalha o trânsito de viaturas de polícia, corpo de bombeiros e de ambulância que carecem de rapidez para chegar ao local da ocorrência. - Geralmente deparamos com trânsito parado, congestionado e, logo a frente, notamos que o causador da paralisação é uma carroça estacionada bem no leito carroçável impedindo a passagem dos veículos.
O Poder Público deve elaborar um projeto visando orientar esses trabalhadores para que eles possam ter mais segurança e não atrapalharem o fluxo do trânsito, inclusive propondo horários para que eles possam executar seus trabalhos, nunca no período de pico, ou seja, das 6h00 às 8h30, de 11h00 às 13h30 e das 17h00 às 19h00, projeto este de caráter social.
Vale ressaltar que os carros de som que fazem propaganda volante, as viaturas da Polícia Militar e Guarda Municipal, que circulam em uma velocidade exageradamente baixa nas ruas centrais da cidade, São Pedro e 15 de novembro, também são grandes colabores para a lentidão e  prejudicam a agilização do trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário