quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bandidos Perderam a dignidade

        Arrombamentos de residências seguidos de furto virou febre em Itararé

Geralmente o que se houve das autoridades é que o lugar mais seguro para se proteger dos bandidos é sua casa ou local de trabalho. Esta recomendação popular, porém,  definitivamente não vale para a comunidade itarareense que está totalmente vulnerável a visitas indesejáveis em sua residência ou local de trabalho a qualquer hora do dia ou da noite.
Só nesse final der semana, soubemos que três locais foram arrombados e furtados por marginais que agem sem nenhum pudor e com a maior cara de pau, como se tivesse colhendo apenas um limão de um limoeiro de um quintal abandonado. Isso é só entre as pessoas que conhecemos em nossa intimidade, imaginem oque ocorre num universo de 50 mil habitantes como o de nossa cidade?
Oque fazer? - a quem denunciar? - adianta alguma coisa?...
O pior é que não podemos contar nunca com a importante vigilância do vizinho, pois ele nunca viu nada e também não ouviu nada, por mais que seus cachorros, aqueles mesmo que nos incomodam no dia a dia até mesmo quando um pardal pousa em nosso portão,  tivessem perdido a voz em tanto latir.
Isso realmente parece engraçado mas, no fundo, é revoltante.
Você dá um duro danado para conquistar algum objeto  para compor sua casa e ter algum conforto e, simplesmente quando retorna de seus afazeres, eles já foram levados por marginais vagabundos, além de revirarem tudo e muitas vezes com outras atitudes além de nossa imaginação, emporcalhando totalmente sua casa.
Aí vem as autoridades e ressalta: faz um B.O !!!  como se resolvesse alguma coisa!!!
Estima-se que a cada 10 pessoas que tiveram suas residências arrombadas e furtadas, apenas duas fazem B.O. (Boletim de Ocorrência) e,  a cada dez “B.Os” elaborados, apenas dois ou menos tem o caso esclarecido. Aí a razão do desestímulo em procurar as autoridades nesses casos.
O caminhão talvez seja contratar um guardião e plantá-lo em casa 24 horas por dia com um trabuco e doa a quem doer; invadiu prega fogo e “depois responde o processo”, ou montar um grande aparato de segurança com câmeras e alarmes ou na pior das apóteses, ir para um hotel onde os pertences não são seus e o prejuízo passa a ser menor, ao menos para você.
Essa semana a minha casa foi arrombada e furtada, “pela quinta vez”, uma casa de um amigo, na vila Beca e o prédio do Projeto Ambiental, junto ao antigo Posto Fiscal na entrada da cidade, que teve todos seus mobiliários e equipamentos furtados.
Isso é uma aberração e parece não ter fim ( Socorro!!!!!!!).
David Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário