Apesar do bom número de canais, nem todos oferecem uma qualidade de imagem boa em algumas localidades, especialmente nas partes baixas da cidade. Em alguns casos, o sinal é quase que inexistente. A situação já foi pior. Há 10 anos no passado, assistir TV em Itararé era hobby de poucos, ou seja, apenas para aqueles que possuíam canais por assinaturas ou que detinham antenas parabólicas, devido a má qualidade e a baixa potência dos transmissores que existiam na torre.
Hoje, a situação já é bem diferente. As últimas duas administrações investiram em novos equipamentos, com qualidades superiores e potência mais elevadas, o que ofereceu condições, se não espetacular, ao menos razoável na qualidade de imagens. Ainda assim, a torre necessita de reparos urgentes pois após ter sido parcialmente destruída por um grande vendaval, no início da administração passada, nada foi feito para recuperar a parte danificada perdendo mais de 20 metros de sua totalidade o que contribui grandemente para a ineficiência na qualidade de imagens em diversas localidades do município.
Para José Carlos Pereira, responsável técnico pela manutenção dos retransmissores, os equipamentos existentes são suficientes para oferecer uma boa qualidade de imagens em todos os canais. Entretanto, nas localidades mais baixas as residências precisam instalar antenas externas para garantir um sinal de qualidade, dado ao problema existente na torre que só possui 30 metros de altura.
Segundo informações, tanto a administração anterior quanto a atual realizaram vários orçamentos para a reconstrução da torre, hoje com um custo na ordem de R$ 35 mil, porém não acenaram positivamente para a solução definitiva do problema.
Segundo ainda José Carlos, todas as emissoras colaboram com a manutenção dos equipamentos, inclusive substituindo componentes quando necessários, assumindo todas as despesas, com exceção da Rede Bandeirantes que nunca fez se quer uma visita com interesse na manutenção de seus equipamentos. O Técnico informou ainda, que a reconstrução da Torre, bem como a aquisição de transmissores são de responsabilidade do município.
Os canais existentes em Itararé atualmente são: TV Século 21 canal 2 – TV Record canal 5 – TV Globo canal 7 – Band canal 10 – TV Cultura canal 13 – SBT canal 20 – Rede TV canal 22 – TV Novo Tempo canal 53 – Rede Vida canal 58.
Nenhum comentário:
Postar um comentário