sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quarta-feira dia 02, comemoramos o Dia de Finados - Cemitério estará recebendo milhares de visitantes


Como tradicionalmente acontece em dia de finados, pessoas que tem seus ente-queridos sepultados em Itararé aproveitam para visitar o cemitério e prestar mais uma homenagem.
Nesta data, geralmente a cidade fica repleta de visitantes, muitas famílias que vem de outras cidades para visitar os parentes e outros aproveitam o feriado prolongado para conhecer o turismo da região e fazer um passeio pelas nossas trilhas e praticar esportes radicais.
A tradição da visita em cemitérios, principalmente nas datas de finados é milenar e nunca se acabará. 
Para o cristão, o Dia de Finados foi criado para lembrarmos e rezarmos (orarmos) pedindo luz para as pessoas que já se foram.
Para a maioria, o cemitério é o lugar onde podem ficar mais próximos de seus ente-queridos e até conversar com eles. Para justificar esse pensamento, exemplificam da seguinte forma: “Não vamos a Igreja para orar (rezar) acreditando que Cristo está lá nos vendo e nos ouvindo? - Então, o cemitério também é a mesma coisa, é o lugar onde podemos ficar perto de nossos parentes ou amigos. Lá, podemos pedir por eles, chorar por eles e conversar com eles. Quem garante que eles não nos ouvirão?”, justificam.
De qualquer forma, nesse dia se unificam todas as religiões com o objetivo único de lembrar seus mortos e prestar-lhes uma homenagem. E para tanta gente, precisa-se de uma boa logística. Ai então é que entram aquelas pessoas que veem esse dia uma data crucial para “ganhar algum” e complementar sua renda familiar. Então, barracas e mais barracas são montadas com os mais diversos produtos. Flores, velas, frutas, doces, etc... - Afinal de contas, quem continua vivo tem que se alimentar, pagar suas contas e, a vida não tá fácil pra ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário