sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jornal Realidade Semanal entrevista o Claudinei do “Grupo Tchê Loko”


Itararé sempre foi bem servida de competentes músicos e de bons grupos e conjuntos musicais.
Em outras oportunidades,  estaremos lembrando de todos os músicos renomados, bem como dos conjuntos e grupos musicais que fizeram parte da história cultural neste segmento em Itararé.
Nesta edição, estaremos conversando com o gaiteiro e líder do irreverente, competente e famosíssimo grupo tradicionalista “Tche Loko”, Claudinei Osório da Silva.

RS – Porque “Tchê Loko”?
Tchê – Eu tocava no  extinto “Grupo Querência” e fazia muita firula. Dançava, pulava e o baterista, “Beto”, me chamava de tchê e passou a me chamar assim, Tchê Loco e o apelido pegou.

RS – Quando Surgiu o Grupo?
Tchê – Surgiu em 1994 quando saí do grupo “Tradição Serrana” onde também fui músico e resolvi me aventurar e montar meu próprio grupo.

RS – O Grupo “Tche Loko” tem quantos componentes?
Tchê – Somos em cinco. Eu na Gaita, Rafael na Percussão, Carlos Alexandre na Bateria, Leandro no Contra-baixo e Fabiano na Guitarra, e todos fazem vocal.

RS – Qual o principal estilo da banda?  Já vimos vocês tocarem diversos estilos.
Tchê – A nossa linha é o gauchesco, regionalista. Entretanto, no ramo musical você tem que fazer de tudo e procuramos estar sempre atualizados e tocar o que o povo está consumindo no momento. Temos no repertório  Rock, Funk, Samba, Jazz, MPB, Internacionais e Sertanejo Universitário.

RS – O que levou vocês a desenvolver este estilo teatral no palco, com coreografias variadas?
Tchê – Isso é natural. Nós procuramos curtir. Eu por exemplo, sou o que mais brinco, faço festa, danço.... na verdade procuramos nos divertir também como qualquer pessoa convidada do evento.

RS – Quem é o chefe ou líder?
Tchê – É... acho que sou eu. Procuro liderar o grupo. Creio que tenho um pouco mais de bagagem, sou um pouco mais político e procuro cuidar de cada um da piazada.

RS – Os músicos do Grupo começaram com você ou vem de outras bandas?
Tchê – Não,  cada um já tem sua experiência. Participaram de outros grupos, alguns inclusive de grandes grupos do Paraná. São músicos de primeira linha, competentes e responsáveis

RS – Você que dá o seu apelido para o grupo, já fez parte de outros conjuntos musicais?
Tchê – Participei de bons conjuntos. Iniciei nos Tropeiros, passei pelo Grupo Querência, Tradição Serrana e outros.

RS – Você é de Itararé?
Tchê – Sou Itarareense e Paranaense. Nasci aqui e fui muito novo para o Paraná. Minha família é toda do Sul, da cidade de Santo Ângelo. Somos em cinco irmãos.

RS – De onde vem seu estilo, você se inspirou em alguém em alguma personalidade do ramo?
Tchê – Não. Isso acontece naturalmente. Não ensaio nada disto. Gosto de brincar com o povo e acho que eles gostam de minhas brincadeiras e isso me faz feliz.

RS – Qual o estilo de música que agita mais o povo? O que eles pedem mais?
Tchê – Sem dúvidas é a vanera. Num baile gaúcho a vanera é a que mais agita, mais anima e certamente a mais gostosa pra dançar.

RS – Quem cuida do figurino do Grupo?
Tchê – Eu não me prendo muito nisso. Minha mulher é que tem marcação acirrada e cuida para que cada apresentação tenha um figurino adequado.

RS – Em que dia da semana vocês ensaiam e em que local?
Tchê – Não temos tempo para ensaiar. Cada um de nós tiramos a música em casa nos momentos de folga e minutos antes da apresentação damos uma passada e a coisa sai. É claro que se não ficar legal, não tocamos naquela oportunidade.

RS Qual foi o clube ou a cidade que marcou em suas apresentações?
Tchê. Cada apresentação é uma coisa nova. Onde gravou mais foi em Jundiaí quando fomos tocar esperando 200 pessoas e o salão tinha mais de 3 mil  e todos jovens. Foi muito legal.

RS – Já se decepcionaram em alguma situação, esperando um público grande e não teve?
Tchê – Não. Em todos os eventos que somos convidados o público já está comprometido e certo levado pela importância deles. Graças a Deus.

RS – Qual o sonho do grupo?
Tchê – Melhorar sempre e crescer profissionalmente.

RS – Não pensaram em gravar?
Tchê – Já gravamos. Estamos divulgando nosso CD com 12 canções inéditas e procurando trabalhar uma música chamada “ Nos braços de uma paixão” e já está tocando nas rádios.

RS – Você não foi convidado a participar de um grupo já profissional com carreira fixada?
Tchê – Várias vezes. Já fui convidado a participar dos grupos “Os Mirins”, “Bailanta”, “Maragatos” e outros.

RS – Alguns de vocês tem outra ocupação?
Tchê – Não. Hoje vivemos exclusivamente da música.

RS – Tem algum grupo gauchesco que você mais gosta?
Tchê – Tem vários. Serranos, Monarcas, Rodeio e um novo, Portal Gaucho.

RS – Como tá a agenda?
Tchê – Graças a Deus lotada. Tem mês que chegamos a tocar 18 vezes. “Más podem ligar que arrumaremos um “geitito” de comparecer”.

Só temos é que agradecer o carinho do povo que gosta da gente, que nos acompanha em nossas apresentações e que nos recebe sempre de braços abertos. Não queremos ser melhor que ninguém, apenas procuramos fazer a nossa parte com muito carinho e responsabilidade.

Nas Eleições de 2012 candidatos deverão disputar votos também de presos


Recentemente, o procurador regional eleitoral substituto André de Carvalho Ramos, instaurou  procedimento administrativo eleitoral a fim colher informações e traçar diretrizes para orientar os promotores eleitorais a efetivar o direito de voto dos presos provisórios nas eleições municipais de 2012, no Estado de São Paulo.

A Constituição Federal assegura o direito de voto aos presos provisórios, o que inclui os presos em flagrante, os presos preventiva e temporariamente, e os adolescentes menores de 21 e maiores de 16 anos de idade submetidos a internação provisória ou a medida socioeducativa de internação. A  Constituição Federal estabelece que apenas os presos “com condenação criminal transitada em julgado” tem os seus direitos políticos suspensos.

Nas eleições gerais de 2010, a Resolução 23.219 do Tribunal Superior Eleitoral disciplinou o tema, dispondo que os juízes eleitorais, sob a coordenação dos respectivos tribunais regionais eleitorais, deveriam instalar seções eleitorais especiais nos estabelecimentos prisionais e unidades de internação. À época, a PRE-SP, em conjunto com o MP-SP, expediu a Portaria Conjunta nº 01/2010, em que regulamentou a participação dos promotores eleitorais paulistas no processo.
Dado a isto, os candidatos terão nas eleições de 2012 mais uma fatia a ser explorada. O que nos deixa curiosos é se esse eleitor será de fácil abordagem e o que prometer em seu benefício se eleito.
A única certeza é que ele sempre será encontrado em seu endereço, a qualquer hora e com tempo disponível para uma boa conversa política.

Vândalos descobriram uma nova forma de se divertir: Destruir Placas de sinalização da cidade


Desrespeitar os direitos do cidadão, causar prejuízo a comunidade, aos cofres municipais e a si próprio, parece ser o hobby de muitos vândalos nas noites itarareense.
A cada início de semana, funcionários do DEMUTRAN – “Departamento Municipal de Trânsito” tem a árdua missão em percorrer as ruas da cidade para coletar as dezenas de placas que foram destruídas por desocupados que não tem consciência de que as placas de sinalização são importantes para a orientação e segurança da comunidade em geral.
Além de desproteger a população, a destruição também causa grandes prejuízos financeiros, pois um grande volume de novas placas terão de ser fabricadas para a reposição. Além disso, os funcionários que são direcionados para esse fim, tanto para a coleta como para a reposição, poderiam estar executando outras atividades que beneficiariam a comunidade.
O que nos espanta, é que esta situação não é atual e até a presente data não temos conhecimento se houve alguma atuação por parte das autoridades nesse sentido ou se alguém foi flagrado cometendo essas atrocidades. Entretanto, entendemos que o caso merece uma atenção maior.
O vandalismo é crime e as autoridades devem ficar atentas. Destruir patrimônios públicos é um sério agravante a esta lei.
               A comunidade pode fazer a sua parte. Ao deparar com essa situação, comunique imediatamente a Polícia Militar ou a Guarda Municipal para que os delinquentes sejam responsabilizados.

Aluno de Itararé está entre os oito excluídos do ENEM por usar Rede Social durante a prova



Oba!!! Que espetáculo!!!! Estamos entre os oito!!!!
Este tom comemorativo seria oportuno se fossemos noticiados por algo de bom, por um acontecimento que merecesse aplausos.
Parece que o importante é aparecer, não importa se positiva ou negativamente.
Mais uma vez Itararé foi notícia e para não quebrar a rotina, com destaque negativo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou no último sábado (22), através de sua Assessoria de Comunicação que foram identificados casos de oito participantes que postaram mensagens durante a realização das provas.

Foram registrados em ata e excluídos do Enem candidatos nas localidades de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Porto Alegre (RS), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP), de acordo com o ponto 8.3 do edital do Enem 2011.

Segundo o edital do Enem, é proibido usar aparelhos emissores e receptores de mensagens. O Inep vai divulgar  uma nota oficial sobre os locais de prova onde estas práticas foram registradas.


Três alunos de escolas itarareenses estão entre os vencedores no Concurso de Redação da TV Tem


No Concurso de Redação, promovido pela TV TEM no último dia 19 de outubro, quarta-feira, em Itapetininga, três alunos de nossas escolas municipais conseguiram se classificar entre os primeiros do Concurso, para nosso orgulho.
A aluna Neiva Priscila Rodrigues, que cursa o 2° ano na escola Professor Messias Sodré, classificou-se em l° lugar em Desenho.
O aluno Gabriel Oliveira dos Santos, também do 2° ano da escola Adriano Queiroz Pimentel, classificou-se em 2° lugar também em Desenho.
O terceiro premiado foi o aluno Júlio Cesar de Oliveira Calabrez, que cursa o 3° ano na escola Professora Alice Fonseca Braga, na categoria Carta de Leitor.
O Concurso teve a participação de aproximadamente 25 mil alunos da região de abrangência da TV.
É interessante ressaltar que esta é a segunda vez que um aluno da escola Professor Messias Sodré conquista o primeiro lugar nos concursos da TV TEM. No ano passado, o aluno Vitor de Oliveira Carvalho, do 3° ano também foi  vitorioso.

A premiação foi a seguinte: A aluna Neiva ganhou um Note Book e a escola recebeu uma TV de 32 Polegadas em LCD, e a professora Dynná Ferraz de Oliveira, ganhou uma Câmera Digital. - O aluno da escola Adriano Queiroz, Gabriel Oliveira, recebeu uma Câmera Digital e o aluno Julio Cesar, da escola Professora Alice Fonseca,  recebeu uma bicicleta.
Para Stela Barddal Giostre, diretora da Escola Messias Sodré e a Coordenadora Daniele Biglia de Souza, assim como para a diretora Ana Rosa Pereira Gil e a Coordenadora Carmem Inocência Gonçalves, da escola Adriano Pimentel e ainda para a diretora Divanira Helena de Oliveira e a Coordenadora Solange Borges Tupá, esse é um momento muito especial para essas unidades escolares que tem o privilégio de viver essa alegria e aproveitam para parabenizar seus alunos vencedores bem como a todos os que participaram .
O Prefeito Cesar Perúcio e o Secretário de Educação, Renato Azevedo, reforçaram os elogios aos ilustres vencedores mirins que escreveram o nome de Itararé entre os vencedores do importante Concurso.
O Jornal Realidade Semanal também junta-se a essa corrente para parabenizar os dignos representantes da classe estudantil de nosso município que brilharam

PREFEITO DECRETA PONTO FACULTATIVO NA SEGUNDA E TERÇA VEIRAS

Em suas justificativas o Chefe do executivo municipal considera que o dia 28 de outubro, sexta-feira, é uma data consagrada às comemorações do “Dia do Servidor Público”. Como no próximo dia 2 de novembro é dia de finados e feriado nacional, decidiu ser conveniente tanto para o servidor como para a Administração que se decretasse Pontos Facultativos para os dias 31 de outubro, segunda-feira e 1° de novembro, terça-feira.
Os serviços considerados de necessidade ininterruptas como: Guarda Municipal, Vigilância, Varrição de Ruas, Cemitério, Coleta de lixo, funcionarão em sistema de plantões .
O Decreto de n° 102, datado de 13 de outubro de 2011 recebeu a Assinatura do Prefeito Luiz Cesar Perúcio e do Secretário de Administração,  Adilson Antonio Meneguela.

FISIOTERAPIA NA TERCEIRA IDADE - Por Dra. Tatiane Ramos Gil

Com o passar dos anos, nós devemos nos preocupar mais com a nossa saúde e dar atenção à atividade física. Porém nem todos possuem informação para saberem que a prática de exercícios é benéfica para o nosso corpo, que sofre, principalmente na terceira idade, com algumas patologias.
Doenças como osteoporose, artrose e artrite são comuns na terceira idade e estão dentre as doenças que podem comprometer as nossas atividades da vida diária. Algumas pessoas que sofrem com uma dessas doenças não sabem dos benefícios que os exercícios fisioterapeuticos podem trazem e com isso acabam não praticando nenhuma atividade por causa da dor que normalmente esta presente.
A fisioterapia tem por finalidade, na terceira idade, diminuir o quadro doloroso que está presente em algumas doenças citadas acima, além de reduzir o risco de quedas através de exercícios de equilíbrio, manter ou aumentar a força muscular que com o tempo pode reduzir pela perda de massa muscular, manter ou aumentar a flexibilidade, permitindo assim uma melhora na qualidade de vida e independência em atividades.
A fisioterapia destinada à terceira idade deve ser feita com fisioterapeutas que possuam informações sobre as mudanças que ocorrem no nosso corpo, e que sejam capazes de identificar os limites de cada um.

TERRENOS ABANDONADOS VIRAM CRIADOUROS DE COBRAS E POPULAÇÃO VIZINHA CORRE RISCOS

O Jornal Realidade Semanal tem recebido muitas reclamações de moradores em relação ao estado de conservação de terrenos em diversas áreas da cidade.
Algum proprietário esquece-se de sua obrigação em manter limpa sua propriedade e acabam pondo em risco à segurança dos vizinhos que ficam vulneráveis a invasão de insetos, ratos, sapos, moscas, cobras, entre outros.
Por mais que os veículos de comunicação venham cobrando frequentemente uma atenção maior destes maus proprietários, parece que tais cobranças e alertas não chegam até eles e se chegam se fazem de cegos e surdos, ou mal intencionados realmente, pois nenhuma providência é tomada para diminuir esse grave problema existente na cidade.
Seria importante se houvesse um rigor maior da fiscalização municipal no sentido de cobrar desses “proprietários” que limpem seus terrenos, sob pena de pesadas multas e até mesmo com proposta de desapropriação por abandono e por oferecer riscos de saúde à comunidade.
Será possível que o vizinho prejudicado tenha que recorrer ao Ministério Público para garantir seus direitos?
Na terça-feira(25), moradores da rua Basílio de Araújo Miranda nos encaminhou um vidro com uma cobra que acabara de sair de um desses terrenos baldios e sujo, e estava invadindo uma outra propriedade habitada. “E se por ventura venha picar uma pessoa, o proprietário do terreno vai ser responsabilizado? Quem vai cobrar isso?”.
Fica ai nossa cobrança as autoridades fiscalizadoras do município para que tomem providências mais agressivas para conter esse absurdo.

CMDCA promove a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No próximo dia 11 de novembro estará acontecendo no Clube Atlético fronteira, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Itararé, com início marcado para as 8h00 e com término previsto para as 17h00.
Para o evento estão sendo esperados autoridades municipais, representantes de Instituições Sociais, profissionais das mais diversas áreas, meninas, meninos e moradores em geral para discutir impostantes assuntos voltados ao interesse das crianças e adolescentes.
A Conferência terá como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.
Durante o evento, a presidente do CMDCA, Maristela Fabri estará destacando os trabalhos e os avanços da instituição na política de proteção à criança e ao adolescente em Itararé.
No encontro haverá uma impostante palestra ministrada pelo renomado Palestrante, Luciano Betiate, que discorrerá sobre o tema.
Na Conferência, também será avaliada a política de atendimento a essa faixa etária da população e identificar quais são as ações que ainda precisam ser implementadas para um bom desempenho do órgão.
“O futuro depende das crianças e do adolescente. Por essa razão, temos que discutir as políticas públicas voltadas a elas”, disse Maristela Fabri.
O CMDCA espera a participação maciça da sociedade, dado a importância do encontro.

Quarta-feira dia 02, comemoramos o Dia de Finados - Cemitério estará recebendo milhares de visitantes


Como tradicionalmente acontece em dia de finados, pessoas que tem seus ente-queridos sepultados em Itararé aproveitam para visitar o cemitério e prestar mais uma homenagem.
Nesta data, geralmente a cidade fica repleta de visitantes, muitas famílias que vem de outras cidades para visitar os parentes e outros aproveitam o feriado prolongado para conhecer o turismo da região e fazer um passeio pelas nossas trilhas e praticar esportes radicais.
A tradição da visita em cemitérios, principalmente nas datas de finados é milenar e nunca se acabará. 
Para o cristão, o Dia de Finados foi criado para lembrarmos e rezarmos (orarmos) pedindo luz para as pessoas que já se foram.
Para a maioria, o cemitério é o lugar onde podem ficar mais próximos de seus ente-queridos e até conversar com eles. Para justificar esse pensamento, exemplificam da seguinte forma: “Não vamos a Igreja para orar (rezar) acreditando que Cristo está lá nos vendo e nos ouvindo? - Então, o cemitério também é a mesma coisa, é o lugar onde podemos ficar perto de nossos parentes ou amigos. Lá, podemos pedir por eles, chorar por eles e conversar com eles. Quem garante que eles não nos ouvirão?”, justificam.
De qualquer forma, nesse dia se unificam todas as religiões com o objetivo único de lembrar seus mortos e prestar-lhes uma homenagem. E para tanta gente, precisa-se de uma boa logística. Ai então é que entram aquelas pessoas que veem esse dia uma data crucial para “ganhar algum” e complementar sua renda familiar. Então, barracas e mais barracas são montadas com os mais diversos produtos. Flores, velas, frutas, doces, etc... - Afinal de contas, quem continua vivo tem que se alimentar, pagar suas contas e, a vida não tá fácil pra ninguém.

Diretores comemoram conclusão do curso de pós graduação - GSE ( Gestão para o Sucesso Escolar)


Dia 21 de outubro, setenta e três  diretores de ensino fundamental  das escolas públicas  da região se reuniram na cidade de Itapeva para a solenidade de encerramento do curso. A solenidade  aconteceu  no auditório Pilão D'Agua e reuniu  diretores de 11 municipios ( Itararé, Itapeva, Riversul, Nova Campina, Buri, Guapiara, Ribeirão Branco, Capão Bonito, Apiaí, Taquarivaí, Itapirapuã Paulista).
Dos 73 formandos, 6 são de Itararé: Márcia de Cássia da Silva - E.M. Prof. Caetano Carbone;  Tânia Aparecida da Silva Costa Holtz - E.M. Profª. Esther Carpinelli Ribas; Maria Gorete Camargo de Proença - E.M. Profª Maria Olivia de Mello; Fábiola de Alcantara Pinto - E.M. Heitor Guimarães Côrtes; Maria Isabel Ferreira dos Santos de Genaro - E.M. Maria da Silveira Vasconcelos e Maria Luiza Penna Alberti - E.M. Prof. Rosemari Lopes Ferreira Biglia.
O programa GSE é uma capacitação on-line , com termo de cooperação assinado no dia 05/02/2010 pelo secretário da Educação Prof. Renato de Azevedo, que tem  o objetivo de fortalecer  o papel  dos diretores de escolas públicas como líderes pedagógicos para garantir  a melhoria  contínua  do ensino , e conseqüentemente, do desempenho dos alunos.

Sinal de TV é precário em alguns pontos da cidade e Torre de retransmissão necessita de reparos

Itararé conta hoje com nove canais de TV abertas que deveriam oferecer ao telespectador uma grande diversificação em atrações televisivas.
Apesar do bom número de canais, nem todos oferecem uma qualidade de imagem boa em algumas localidades, especialmente nas partes baixas da cidade. Em alguns casos, o sinal é quase que inexistente. A situação já foi pior. Há 10 anos no passado, assistir TV em Itararé era hobby de poucos, ou seja, apenas para aqueles que possuíam canais por assinaturas ou que detinham antenas parabólicas, devido a má qualidade e a baixa potência dos transmissores que existiam na torre.
Hoje, a situação já é bem diferente. As últimas duas administrações investiram em novos equipamentos, com qualidades superiores e potência mais elevadas, o que ofereceu condições, se não espetacular, ao menos razoável na qualidade de imagens. Ainda assim, a torre necessita de reparos urgentes pois após ter sido parcialmente destruída por um grande vendaval, no início da administração passada, nada foi feito para recuperar a parte danificada perdendo mais de 20 metros de sua totalidade o que contribui grandemente para a ineficiência na qualidade de imagens em diversas localidades do município.
Para José Carlos Pereira, responsável técnico pela manutenção dos retransmissores, os equipamentos existentes são suficientes para oferecer uma boa qualidade de imagens em todos os canais. Entretanto, nas localidades mais baixas as residências precisam instalar antenas externas para garantir um sinal de qualidade, dado ao problema existente na torre que só possui 30 metros de altura.
Segundo informações, tanto a administração anterior quanto a atual realizaram vários orçamentos para a reconstrução da torre, hoje com um custo na ordem de R$ 35 mil, porém não acenaram positivamente para a solução definitiva do problema.
Segundo ainda José Carlos, todas as emissoras colaboram com a manutenção dos equipamentos, inclusive substituindo componentes quando necessários, assumindo todas as despesas, com exceção da Rede Bandeirantes que nunca fez se quer uma visita com interesse na manutenção de seus equipamentos. O Técnico informou ainda, que a reconstrução da Torre, bem como a aquisição de transmissores são de responsabilidade do município.
Os canais existentes em Itararé atualmente são: TV Século 21 canal 2 – TV Record canal 5 – TV Globo canal 7 – Band canal 10 – TV Cultura canal 13 – SBT canal 20 – Rede TV canal 22 –  TV Novo Tempo canal 53 – Rede Vida canal 58.


PREFEITURA E ELEKTRO ASSINAM CONVÊNIO DO PROJETO “ELEKTRO NAS ESCOLAS”

Na última segunda-feira (24), o prefeito Cesar Perucio recebeu em seu gabinete o Consultor de Eficiência Energética, Evandro Gustavo Romanini e o Analista de Desenvolvimento de Projetos, Sergio Luiz Gatti, ambos representantes da empresa Elektro, ocasião em que foi assinado Convênio para implantação do Projeto “Elektro nas Escolas”.
O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas que busquem promover a sensibilização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica e que gerem mudanças de hábitos de consumo, por meio da utilização de 02 (duas) Estações Móveis de Ensino.
Este Projeto faz parte do Programa de Racionalização e Conservação de Energia no Estado de São Paulo e o público alvo são Educadores e Alunos.
O Convênio tem por objetivo estabelecer entre as partes um sistema de cooperação técnica para o desenvolvimento de um programa de capacitação de professores do Ensino Fundamental Básico e do Ensino Médio, com vistas a disseminar as questões afetas à conservação de energia, eficiência energética e educação ambiental junto aos alunos.
O Projeto prevê a capacitação de professores para que mostrem a necessidade e a importância do uso racional de energia
As escolas estarão recebendo materiais de apoio.
Serão percorridas as escolas pré-selecionadas, dentro da área de concessão da Elektro, com equipe de monitores (Road Show). Além disso haverá Estações Móveis, com dois ambientes, “Estação Móvel e Oficina de Experimento”, que estarão presentes nas escolas para visitação. Haverá também sessões de cinema noturnos duas vezes na semana.

APAE DE ITARARÉ PROMOVE A 3ª EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO

A APAE de Itararé está promovendo sua 3ª Exposição de Artesanato no prédio da instituição, com produtos produzido por alunos, professores e colaboradores na oficina da escola.
A Exposição teve início na segunda-feira dia 24 e irá até esta sexta-feira dia 28, sempre aberta ao público das 8h30 às 16h00.
O objetivo da exposição é arrecadar fundos, através da venda dos artesanatos, recurso este que será destinado para oferecer aos alunos um dia de lazer a sua escolha no final do ano.
Segundo a diretora, Cyntia Mara Muller de Oliveira e o presidente, João Aparicio Bruno, já existem entre os alunos vários interesses por passeios diferentes. Alguns querem ir a uma pizzaria, outros em uma churrascaria e ainda outros que querem ir a um rodízio de sorvetes. O importante é que a democracia imperará e um acordo com sabor agradável deverá sair o quanto antes.
Dentre as peças de artesanatos em exposição encontramos: Panos de pratos, Latas para mantimentos pintadas, porta-retratos, Peso de Portas, Tapetes, Tiaras e Laços para cabelos, Caixinhas de MDF para bijouterias, Capa para cadernos em EVA, entre outros.


domingo, 23 de outubro de 2011

Milho está 23% mais caro que no mesmo período de 2010


O preço do milho em grão voltou a subir em São Paulo. Depois do recuo de 1% entre julho e agosto, o insumo voltou a trabalhar em alta em setembro e está cotado em R$ 526 por tonelada, em média, registrando uma alta de 2% em relação a agosto. De acordo com a Scot Consultoria, existem muitos pecuaristas realizando lucro com os insumos de milho e sorgo comprados ao invés de investir em uma nova rodada de confinamento. A valorização do produto no ano, que está 23% mais caro que no mesmo período de 2010, favorece esse comportamento. Para compra de uma tonelada de milho são necessárias 5,23 arrobas de boi gordo. Há um ano, com 4,6 arrobas era possível comprar a mesma quantidade.

trocadilhos interessantes só para descontrair

·      O Pateta usa teclado. E o Mickey Mouse
·      Eu pinto paredes. O Janio Quadros
·      Ninguém queria pagar a conta. A Cassia Kiss
·      Você faria papel de trouxa? A Betty Faria
·      Eu pulo do barranco. O Luciano do Valle
·      Eu não vou furar, o Juca Kfouri
·      Você não tem, mas o Frankstein
·      "Eu não matei, mandei o Mauricio Mattar

Jornal Realidade Semanal entrevista o conceituado médico Dr. Henin Chueri



No último dia 18 de outubro comemoramos o “Dia do Médico”.
O Jornal Realidade semanal, seguindo o período de entrevista que vem realizando com personalidades de destaque dentro da comunidade devido a sua profissão ou pela prestação de serviços, é oportuno que esta semana estejamos conversando com o renomado médico itarareense “Dr. Henim Amin Chueri”.


RS – Quem é Dr. Henim, de onde veio e quantos anos em Itararé?
Dr. Henin – Sou itarareense de nascimento, filho de pais libaneses e moro aqui há 79 anos, casado com Raquel Sguário e tenho três filhos. 

RS – Como médico, o senhor é temente a Deus, acredita em sua existência?
Dr. Henin – Acredito firmemente na existência de Deus, sou Católico, e sei que é Deus  quem guia os nossos passos. Tudo que temos devemos agradecer a Ele. Acredito também na Virgem Maria.

RS – há quantos anos esta na profissão e porque a escolheu?
Dr. Henin – Há 54 anos. Eu tinha um sonho. Uma vocação. Na época prestei vestibular e tive sorte de ser aprovado e aqui estou.

RS – Qual é sua especialidade ?
Dr. Henin – Naquela época não havia uma especialização pré-definida. Após formado, frequentei por um ano a Santa casa de São paulo, na parte de clínica e  também o hospital e escola maternal Leonor Mendes de Barros.

RS – O senhor não pensa em se aposentar? Até quando pretende trabalhar?
Dr. Henin – Quem exerce a obstetrícia não pode se ausentar por muito tempo pelo fato de ter muitos clientes que confiam em seu trabalho. É claro que todos os anos eu me afasto por alguns dias para descansar e viajo com minha família. Se Deus quiser, ainda pretendo trabalhar por muito tempo.

RS -  O Senhor entende ser um profissional realizado?
Dr. Henin – Como eu disse, já desempenhei o papel de anestesista por muitos anos, sou obstetra e atuei em diversas área dentro da medicina. Acredito que sou sim mas ainda penso em fazer mais e mais.

RS -  Há alguém em sua família que seguiu se caminho profissional? Quem?
Dr. Henin – Tenho a minha caçula, Ana Carolina que é médica em São Paulo e é bem sucedida na profissão, -  Tenho uma filha Advogada que também adora sua profissão e a terceira, a Simone, é psicóloga atuante e está muito bem.

RS – Como o senhor vê a medicina nos dias atuais, são diferentes de quando o senhor iniciou?
Dr. Henin – Mudou muito. Hoje ela é praticada de forma geral em especialidades. Não existem mais médicos generalistas. Hoje o médico procura trabalhar dentro de sua especialidade. E com isso o resultado final é bem melhor.

RS – Como  médico Cirurgião, o senhor já teve incerteza em alguns diagnósticos?
Dr. Henin – Muitas vezes realizamos algumas cirurgias com diagnósticos não confirmados, mesmo através de exames super atualizados. Porém, as vezes não encontramos aquilo que esperamos e a situação se complica, quando temos que tomar medidas urgentes para fazer o melhor para o paciente.

RS – O senhor já teve medo de errar em alguma cirurgia importante?
Dr. Henin – Não, esse é o nosso dia a dia. A obstetrícia é uma especialidade muito boa. A maioria das vezes você encontra tudo bem, mas estamos preparados para enfrentar alguns casos gravíssimos. Graças a Deus na maioria absoluta dos casos temos sido iluminados.

RS – Como é seu pensamento em ser um dos  médicos com maior experiência em nossa Santa Casa?
Dr. Henin – A experiencia se adquire com o trabalho. Já ví muita coisa na medicina e todo dia estamos aprendendo coisas novas. Temos que estudar diariamente para mantermos atualizados para oferecer o melhor de nós em benefício do paciente.

RS – Hoje, os médicos dos postos de saúde e do PS não poem a mão no paciente e fazem consultas relâmpagos. O que o senhos diz a respeito?
Dr. Henin – Não são os médicos os culpados. É culpa do sistema. Existem poucos médicos e a minoria se sujeitam trabalhar em postos de saúde, pois a remuneração é muito baixa. A “OMS” diz que uma consulta deveria durar 15 minutos. Se assim for, serão atendidos 04 por hora e num turno de 04 horas, apenas 16 pacientes seriam atendidos e a população pereceria.

RS – Os médicos em sua maioria emitem receitas com letras ilegíveis, isto não é perigoso no caso de uma medicação errada?
Dr. Henin – Eu por exemplo tenho uma letra ruim. Procuro fazer em meu consultório as receitas em computador. porém, a obrigação do farmacêutico ou do atendente é quando não tiver certeza do medicamento prescrito, ligar para o médico e tirar suas dúvidas. Eu por exemplo estou sempre pronto para sanar qualquer dúvida a esse respeito.

RS – Em sua visão o que é mais importante para um bom desempenho médico. A teoria ou a prática?
Dr. Henin – Precisa-se associar as duas coisas. Até hoje eu consulto livros. Não podemos ter dúvidas pois a responsabilidade é enorme. Inclusive devemos participar sempre de congressos.

RS -  Quase todas as famílias que residem em Itararé já teve ao menos uma pessoa que foi atendida pelo senhor. O que isto representa para sua vida profissional?
Dr. Henin – Para mim é muito gratificante ter um número enorme de pessoas que nasceu pelas suas mãos, que foi atendida por você e que de alguma forma você foi útil para as pessoas. Eu sou uma pessoa muito feliz por isso.

Agradeço a Deus pela minha família, meus amigos, minha profissão e por me dar saúde e disposição para continuar praticando o bem para as pessoas. Não estou na medicina pelos numerários médicos mas por amor a minha profissão e ao meu próximo. Que Deus nos abençoe sempre.


“Demutran” estuda mudanças no trânsito da 15 de novembro para garantir estacionamento nos dois lados da rua


É notória a dificuldade de inúmeras pessoas que tem de estacionar seus veículos em ruas secundárias e seguir a pé até uma das agências bancárias ou em outros estabelecimentos comerciais na rua 15 de novembro, levado pela limitação do estacionamento em um só sentido da rua.
Essa semana, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) sinalizou ser favorável promover um debate no sentido de liberar o estacionamento nos dois sentidos, o que beneficiará sobremaneira o acesso da população aos estabelecimentos comerciais e bancários, não tendo que se ausentar por uma distância tão grande de seus veículos.
Conforme informação,  comerciantes estão se mobilizando, inclusive com baixo assinado, para pedir ao “DEMUTRAN” a fixação de mão única para a rua 15, no trecho entre a rua 13 de maio até a Praça Cel. Jordão, o que permitiria estacionar nos dois lados da rua sem que prejudicasse a fluidez do trânsito.
Atualmente, a permissão para estacionamento é alternada, sendo uma quadra de um lado e na seguinte de outro, sempre deixando um lado vago, com exceção do trecho entre a Cel. Fructuso e Newton Prado, que tem estacionamento permitido nos dois lados.
Em levantamento feito pelo DEMUTRAN, a largura da rua não permite que se libere estacionamento dos dois lados, com direção do trânsito nos dois sentidos,  pois o espaço torna-se insuficiente para passagens de dois veículos de porte médio ou grande.
Segundo Antonio Felix Rodrigues, Secretário de Defesa Social e Responsável pelo “DEMUTRAN”, estudos estão sendo elaborados para ver se há possibilidade de proceder esta mudança na rua 15, atendendo a vontade dos comerciantes e consequentemente da população usuária. Para Antonio Felix, mesmo que o “DEMUTRAN” sinalize favoravelmente para a mudança, ainda assim será necessário um Decreto Municipal, criado pelo Prefeito para que a mudança possa ser consumada.

PROVA DO ENEM 2011 ACONTECERÁ NA FAFIT


Neste final de semana, sábado e domingo, as Faculdades Integradas de Itararé- FAFIT sediará o ENEM 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Com o objetivo de alcançar uma boa nota  para obtenção da Bolsa do ProUni, estão sendo esperados aproximadamente dois mil alunos para resolverem a prova.
O ENEM pode ser feito até mesmo por quem já terminou o Ensino Médio em anos anteriores ou ainda por quem já está na faculdade e quer tentar uma bolsa de estudos.
Para todos os estudantes que prestarão a prova, o MEC – Ministério da Educação e Cultura, disponibilizou um site que está no ar 24 horas, com o objetivo de tirar dúvidas e dar dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.
Para aqueles que desejarem acessar, o endereço é www.enem.inep.gov.br e contém informações gerais sobre as provas e os locais em que serão realizadas.
O ENEM estará acontecendo em mais de 1.500 municípios brasileiros com mais de 5 mil inscritos. O MEC recomenda que os estudantes cheguem até o meio dia no local da prova, pois os portões fecham-se exatamente as 13h00.
Segundo o MEC, a data para a divulgação dos resultados está prevista para 04 de janeiro de 2012.

MAIS UM ACIDENTE ACONTECE NA CURVA DO RIO PELAME

Nesta sexta-feira(14), aconteceu mais um capítulo na  história da “Curva do Rio Pelame”, no vizinho município de Sengés, nas proximidades da divisa do Paraná com São paulo.
Um caminhão carreta, da marca V.W., conduzida por Hélio Panerai de La Flora, que trafegava carregado no sentido São Paulo/Paraná, se desgovernou e acabou capotando(foto), não havendo vítimas.
É inacreditável a irresponsabilidade das autoridades paranaenses e ou da Concessionária que administra essa Rodovia, em assistir sempre esses episódios, muitas das vezes com vítimas fatais e não tomarem nenhuma providência para por fim a esses acontecimentos.
É difícil o mês que não é registrado um acidente nesta localidade, levado pela inclinação contrária da pista, que não permite a estabilidade dos veículos, a curva é bastante acentuada e constantemente escorregadia por conter sempre petróleo em seu piso, espalhado por caminhões.
Além de todos esses agravantes, a curva conta com pouca sinalização e existe uma montanha em rocha, ao lado direito de quem vai para o paraná, que dificulta a visibilidade dos veículos que são encontrados.  Se houve erros de engenharia na ocasião da construção da rodovia, ela não deve perdurar e providências para sua correção já deveriam ter sido tomadas.
Seria razoável que as autoridades de trânsito do Paraná e ou a concessionária implantassem redutores de velocidade antes da curva e construir uma lombadas, sinalizadas com placas em numerais regressivos, alertando do perigo que o local oferece aos condutores.
Sabemos que lombadas não estão regulamentadas no código de trânsito, mais perdas de vidas tão pouco. É melhor ter bom senso do que chorar a perda dum anti querido. Afinal, a próxima vitima poderá ser você.

PREFEITURA PROMOVE MAIS UM SHOW RISO


Com o  tema  “Quando o sorriso é um show”, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da  Educação,  promoveu a 11ª edição do “Show Riso”.
            O objetivo deste evento é promover a educação da saúde bucal nas crianças através de apresentações de peças teatrais e histórias infantis. “Despertar na criança o gosto pela escovação e toda a higiene bucal é o principal motivo pelo qual a Prefeitura e a Secretaria de Saúde trazem os diversos profissionais da área odontológica municipal para este evento”, diz  Luiz Alberto M. Guimarães,  Secretário de Saúde.
            Durante os dias 18, 19 e 20 cerca de 3.500 crianças de toda a rede do ensino fundamental, até o 3º ano, além das creches municipais estiveram assistindo a apresentação de uma peça teatral sob a direção da professora Rosalva Aparecida Ribeiro Metring, com texto e adaptação de Conceição Ap. Santos. O tema do teatro foi “A magia de um sorriso perfeito” uma adaptação do “Mágico de Óz” que envolve diversos personagens tais como, Dóroti, Homem de Lata, Espantalho, Leão, a Bruxa e com personagens já conhecidos do Show Riso, o Macaquito e a Dentista.
            Na parte clínica, o “Show Riso” contou com o trabalho de aproximadamente oito dentistas e seis auxiliares odontológicos que ao término de cada apresentação orientaram as crianças sobre os métodos ideais para escovação junto ao “escovódromo” montado especialmente para este evento, além de auxiliar na aplicação de flúor. Como em outras edições, as crianças que participaram receberam escovas de dente oferecidas pela Prefeitura. A Sabesp também é parceira deste evento fornecendo um reservatório especial de água potável.
            A abertura oficial aconteceu no dia 18 (terça-feira) às 14h no teatro Sylvio Machado, com a presença do prefeito Cesar Perucio e os secretários envolvidos no projeto. As apresentações aconteceram sempre das 08h30 às 16h30 e contaram com a visita especial dos alunos da APAE.

VEM AI - II TAÇA ITARARÉ DE FUTSAL ADULTO - FAÇA SUA INSCRIÇÃO !




A Coordenadoria de Esportes de Itararé, estará promovendo no próximo mês de novembro o campeonato de futsal denominado “II Taça Itararé de Futsal” com equipes local e abertas também a participação dos municípios vizinhos interessados.
Segundo Ângelo Muzel, Coordenador de Esportes, esta segunda edição do campeonato promete agitar os desportistas amantes do futsal pela qualidade dos jogos e ainda pela rivalidade entre as equipes, principalmente se houver um bom número de participantes de outros municípios.
A Coordenadoria de Esportes, através de seus dirigentes, formula aqui o convite  para que você que tem uma equipe de futsal, de Itararé ou de outro município da região,  participe deste campeonato que sem dúvidas será mais um sucesso.
Valor da Inscrição - R$ 150,00 – Pagamento na entrega da ficha.
O prazo para entrega da ficha será até o dia 31/10/2011
A premiação será - Troféus para as 3 equipes melhores colocadas, artilheiro e goleiro menos  vazado, além de Medalhas para o Campeão e Vice,  e ainda premiação em dinheiro:

1º COLOCADO: R$ 300,00
2º COLOCADO: R$ 200,00
3º COLOCADO: R$ 100,00

TEL CONTATO: (15) 3532-4069 – 9156 5539 (Fabio)
(15) 3531-3163 (Ângelo)
COORDENADORIA DE ESPOTES DE ITARARÉ

Mauro Figueroa é o menor advogado do mundo


Na praça central de Monte Alto, interior de São Paulo, um locutor anuncia: "Venham ver o menor advogado do mundo!" Forma-se um burburinho. Como assim "o menor advogado do mundo"? De repente, chega o peruano Mauro Figueroa. Vestido num terno impecável, ele aparece com seus 75 centímetros de altura.
Essa cena ocorreu há dez anos, mas ainda segue se repetindo em pequenas cidades do Brasil e de outros países da América do Sul. Algum show de bizarrices? Na opinião do próprio Mauro Figueroa, não. Uma espécie de peregrino da boa vontade, ele encara a exibição do seu nanismo como uma cruzada com um único objetivo: provar ao mundo, principalmente às crianças, que o ser humano é capaz de superar todas as dificuldades.
De fato Figueroa não explora comercialmente suas aparições. Quando vai a uma nova cidade, pede ao poder público local uma autorização para dar uma palestra, mas não cobra nada por ela, apenas solicita a hospedagem. Durante suas conferências, bate sempre na mesma tecla: perseverança e boa vontade levam à conquista de quase todos os objetivos, independentemente dos obstáculos que aparecem.
E ele, claro, é o melhor exemplo do próprio discurso. Figueroa conseguiu se graduar em direito apesar de ter quase a metade da altura média de um anão adulto - entre 1,2 e 1,3 metro. Além disso, também superou a malformação de nascença nas duas mãos e em uma das pernas. "Existem centenas de modalidades de nanismo que podem vir acompanhadas por deformidades. A altura final alcançada pela pessoa também pode variar muito", diz os endocrinologistas.
Após ter visitado centenas de cidades sul-americanas nas últimas décadas, Figueroa, aos 50 anos de idade, anda mais recluso e diminuiu bastante o ritmo de suas palestras.

Dicas de Saúde - Por Dra. Tatiane Ramos Gil

 

Saúde para os Joelhos - Parte II

• Daremos continuidade ao assunto para falar de uma outra situação que influencia na sobrecarga realizada sobre o joelho. Se trata da inclinação do tronco,ou seja,do corpo para frente, aumentando, com isso, o esforço sobre a articulação do joelho. Como isso acontece? Geralmente quando nos agachamos para pegar algo no chão ou quando estamos nos levantando e não alinhamos o tronco coerentemente e isso resulta a sobrecarga também. Vejam as duas hipóteses a seguir.
A inclinação do tronco aumenta a carga sobre o joelho porque a posição favorece o aumento do peso corporal exigindo, com isso, que os músculos dos membros inferiores e a região lombar executem maior força para vencer a gravidade e o sobrepeso. Quando nos agachamos eretos, há uma redução expressiva dessa carga extra de peso aplicada nessas áreas. As setas indicam as regiões que mais sofrem com a sobrecarga. O mesmo ocorre ao se levantar do chão. Quando apoiamos um dos joelhos e um dos pés no chão, devemos colocar as mãos sobre o joelho que tem o pé apoiado no chão, manter o tronco ereto e aplicar a força para cima

Junitex faz passeata em homenagem ao Dia da Criança


A Junitex realizou uma passeata no Dia Das Crianças pelas Ruas da Cidade,
levando alegria aos baixinhos. Foram distribuídos muitos brindes e doces
que fizeram a festa de muitas crianças. A Junitex através de seu
proprietário Heliton, agradece a toda a população pelo carinho e atenção, e ainda pela oportunidade de poder participar com as crianças em seu mais importante dia.