sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Uso de Focinheira em cães é obrigatório e quem descumprir a lei poderá sofrer punições

Perigo e sujeira a vista – A fiscalização tem que ser atuante e as multas pesadas para quem desrespeitar a lei.
A pesar da Lei que exige o uso de focinheira já existir há muito tempo, em julho de 2009 foi sancionada pelo prefeito Luiz Cesar Perucio, a Lei Municipal 3194, de autoria do vereador Sandro Heleno Cândida de Araujo, que regulamenta a questão em tela: A condução em vias públicas, logradouros e locais de acesso público exige a utilização de coleiras, guias curtas de condução e enforcador para os cães das raças “Pit Bull”, “Rottweiller”, “Mastim Napolitano”, “American Stafforshire Terrier”, Bull Terrier” e outros tipos de”cães de grande porte”.
Os proprietários deverão mantê-los em condições adequadas de segurança, que impossibilite a evasão dos animais.
Entende-se por guia curta, correntes ou correias, com no máximo dois metros de comprimento. O enforcador e focinheira deverão ser apropriados ao tamanho e tipo do animal.
É importante ressaltar que qualquer pessoa poderá pedir a interferência policial ou da Fiscalização Municipal quando verificar que cães estão sendo conduzidos sem esses equipamentos. O infrator pagará multa e terá que se explicar às autoridades.
Outro fator que merece ser observado e coibido é a sujeira que os cães fazem nas praças e calçadas. “A dura deve ser pesada mesmo”. Aqui em Itararé as pessoas não limpam os dejetos deixados por seus animais, inclusive são raríssimos os brasileiros que cultivam essa cultura europeia da limpeza dos dejetos dos animais. O absurdo, é que aqui muitos donos de cães ainda os levam para defecarem nos canteiros centrais das avenidas e em praças públicas, sem o menor constrangimento e lá abandonam a sujeira com a maior cara de pau.
Resumindo: enquanto as autoridades não exigirem o cumprimento da lei ou os proprietários não se conscientizarem dos perigos que oferecem às pessoas, nós, quando depararmos com um animal desses, temos que nos esquivar, seja para não sermos atacados ou para não pisar na merda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário