sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Em Itararé calçadas são usadas como depósito para materiais de construção

Construções ocupam calçadas e pedestres têm que disputar espaço com os carros
É raro transitar pelas ruas itarareenses sem que deparemos com essa situação e ninguém toma providência para coibir o abuso. Calçadas que até onde sabemos são espaços reservados unicamente ao trânsito de pedestres, estão sendo ocupadas por materiais de construção, entulhos e tapumes obrigando as pessoas a disputarem as ruas com os veículos.
Não bastasse a imprudência de motoristas e motociclistas que transitam em alta velocidade pelas ruas de menor movimento pondo em risco a vida dos transeuntes, agora os pedestres perdem seu espaço para a construção civil, sem mencionar a invasão também de ciclistas que utilizam em sua maioria as calçadas. O desrespeito pode ser observado nos quatro cantos da cidade.
Deve existir uma lei que proíba o uso das calçadas para esse fim dentro do Código de Postura do Município, pois não é possível que a população possa estar vulnerável a sofrer acidentes e desamparada nesse aspecto. Agora, se a lei existe, é necessário que exija o seu cumprimento sob pena de pesadas multas.
Não é tão difícil ou trabalhoso recolher o material de construção para dentro da obra. O que falta na verdade, é bom senso e responsabilidade a esses construtores “folgados” que não cumprem com seu dever. É interessante que a fiscalização fique atenta, pois se desrespeitam essa simples mas importante exigência, poderão estar também construindo em desrespeito as normas legais.
Vale ressaltar que quem mais sofre com essa situação são as crianças que diariamente utilizam-se das calçadas para ir e voltar das escolas, causando preocupações para seus familiares.
Em todos os municípios, em Itararé não deve ser diferente, o código de postura determina que os construtores reservem um espaço de pelo menos um metro nas calçadas para a passagem dos pedestres. É simples e deve ser respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário