Graças ao empenho e luta de várias pessoas do bem, Itararé hoje possui uma das mais importantes instituições assistencialista da região.
É típico do ser humano só dar o valorizar devido a alguma coisa, quando precisamos ou alguém de nosso convício precisa dela. Em um passado bem recente, pessoas que precisavam de atendimento voltado a dependência química teriam que ser internadas em outros municípios, distantes de seus lares causando grandes transtornos tanto financeiro como emocional aos familiares.
Em 1998, com a participação da sociedade itarareense foi criada a “Casa São Tiago” com o objetivo de oferecer um espaço para tratamento a recuperação de dependentes químicos e auxílio às famílias. Com muita luta iniciou-se a construção da “Casa” e simultaneamente um médico e uma psicóloga atendiam periodicamente os pacientes inscritos em local improvisado à rua 15 de novembro, que também servia como sede administrativa da entidade.
Dado a importância e seriedade da instituição, uma campanha de sócios mobilizou toda a sociedade para uma arrecadação de fundos para as suas despesas.
Em 1999, recebe como doação um terreno de 4 alqueires e uma casa pré-fabricada, no bairro de Pedra branca, onde iniciou-se a construção de uma nova casa e já ofereceu diversas vagas a pacientes necessitados que com auxilio de coordenadores, a recuperação passaria a ser feita com base em oração, trabalho e disciplina.
Ao logo dos anos, a “Casa São Tiago” sobreviveu com doações inclusive de alimentos, medicamentos e veículos para locomoção e transportes que eram utilizados dos dirigentes. A instituição já atendeu mais de 600 pessoas dependentes químicos.
Hoje a entidade possui uma ótima estrutura e atende 40 internos. A meta, segundo seus dirigentes é prosseguir ampliando o espaço a fim de oferecer melhores condições de atendimento e ainda construir uma capela que servirá como referencia para cuidar da espiritualidade.
“A existência da entidade em Itararé” deve-se a sociedade e as dezenas de pessoas caridosas que acreditaram que podiam construir um espaço voltado a pratica do bem a quem precisa, e conseguiram.
Ao longo de sua existência teve como presidente o Padre Rogério Carafini; Sargento Ernesto Ulmann; Jorge Rodrigues da Costa e atualmente, Claudinei Rodrigues de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário