quinta-feira, 3 de novembro de 2011

REALIDADE SEMANAL ENTREVISTA OS IRMÃOS EMPREENDEDORES RICARDO E EDUARDO CAMARGO

Jovens empresários do ramo alimentício



Essa semana o Jornal Realidade Semanal entrevista os irmãos Ricardo e Eduardo Camargo, jovens empresários itarareenses,m proprietários da Panificadora Pão Quente e da Lanchonete e Pizzaria Hot, que com planejamento, dedicação, muito  trabalho e responsabilidade alcançaram o sucesso.

RS – Nome dos irmãos?
R&E – Ricardo Silva Camargo e Eduardo Silva Camargo. Ricardo 34 anos casado e pai de 02 filhos: Maria Fernanda e José Ricardo – Eduardo 31 anos noivo.

RS – O que levou vocês a assumir a direção da empresa?
R&E – Nos estudávamos apenas e nunca pensamos em assumir esse ramo de negócio. Com o falecimento de minha mãe, nossas vidas tomaram outros rumos e ai veio a decisão de assumirmos, até mesmo como suporte ao nosso pai.

RS – Vocês já tinham alguma experiência no comercio?
R&E – Não,  apenas ajudávamos nosso pai em nossas folgas escolares, mas nunca com responsabilidade imposta. Só para passar tempo mesmo e aquilo era muito prazeroso para nós.

RS -  Há quanto tempo vocês estão a frente da administração desse comercio?
R&E – A gente vem assim... entre tropeços e evoluções. Existiu o problema de saúde de nossa mãe entre outros problemas e tínhamos dúvidas se a padaria continuaria ou se transformávamos em pontos para alugar. Após os acontecimentos, reunimo-nos em família e decidimos continuar, isso em 2001.

RS – Vocês tinham certeza do sucesso em que iriam alcançar ou se aventuraram e a coisa deu certo?
R&E – Não, o comercio é uma caixinha de surpresa. Nós sempre nos espelhamos em grandes nomes de comerciantes como: Gumercindo; Cleoseli, minha sogra; Wilson Incomil, inclusive confesso ter pedido a receita para eles algumas vezes e um dia o senhor Wilson, me respondeu: O segredo tem três itens básicos: trabalho, trabalho e.. trabalho. É o que estamos fazendo.

RS – Vocês falaram da reunião familiar antes de assumirem o negócio e resolverem inovar. O que o seu pai representou para essa decisão?
R&E – Temos nosso pai como um grande mestre que permanece sentado na pedra do sábio só nos observando. Ele é tudo pra nós. não temos medo do desconhecido. A doença de nossa mãe serviu como uma faculdade de resistência para nós. Sempre que precisamos de conselho, corremos até nosso pai.

RS – Qual de vocês tomam as iniciativas, dão as ordens ou assume o papel de gerente?
R&E – Eu, Ricardo, sempre procuro tomar as iniciativas mas nunca sem  consultar o Eduardo e quando o assunto é relevante, peço também a opinião de meu pai e de minha esposa. Sou um idealizador mas não o realizador.

RS -   Existe desencontro de opinião entre vocês, afinal são irmão e isso é comum.
R&E – Olha, Eu e Dudú nos respeitamos muito. Eu acho Dudú uma pessoa espetacular, um caráter invejável e procuro ser assim também para ele. Nos somos especiais um para o outro.

RS – Qual a postura que o comerciante deve ter para alcançar o sucesso no empreendimento?
R&E – Dedicação, vontade, dom, seriedade... é um misto de tudo um pouco. O espaço é o cartão postal para seus produtos. Quanto mais bem cuidado, mais credibilidade você terá, além do bom atendimento.


RS – A Pizzaria Hot  de quem foi a ideia?
R&E – Quando inauguramos a padaria, sobrou um espaço ao lado e pensamos até em construir pontos para alugar. Após conversarmos, decidimos montar essa pizzaria e deu certo. Temos uma pizza especial a moda da casa que é nossa, tradicional e com preço especial também. 

RS – Existe uma idade mínima para assumir uma responsabilidade empresarial?
R&E – A idade tá na cabeça de cada um. Existem jovens com muita responsabilidade assim como pessoas de idade elevada sem juízo. Você não deve fazer o que gosta e sim gostar do que faz. Dedicação e amor é a receita.

RS – O que vocês esperam para o futuro. Ampliar, montar filiais?
R&E – Já estamos conversando a esse respeito. Para o ano de 2012, pretendemos inovar dentro da própria estrutura, ampliando-a ou pensamos em montar uma filial em outro endereço. Vamos decidir ainda.

RS – O ramo de produtos alimentícios tem que se ter muito cuidado. Como manter?
R&E – Temos preocupação diuturna com a manipulação, higiene e com a qualidade dos ingredientes empregados nos produtos produzidos por nós. Nossos funcionários recebem orientações constantes e são equipados dentro das nomas da vigilância. Quanto aos produtos industrializados, procuramos sempre as melhores marcas e lançamentos para satisfazer o gosto da clientela.

RS – Vocês são muito dedicados ao trabalho. Como fica a vida social?
R&E – Esse é um caso sério. Nossa família já está acostumada com a rotina nossa. Minha esposa Fernanda e a noiva do Dudú já nos conheceram assim e nos aceitaram..... E nos adaptamos sem problemas.

R&E – Recomendamos que você deve sonhar, pois nós sonhamos um dia e esse sonho estamos transformando em realidade. - Tente, tente sempre.... Faça a diferença pois a final de contas você é filho de Deus e Deus só quer o nosso bem e está sempre pronto a nos ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário