sábado, 26 de novembro de 2011

PROJETO CAPOEIRA PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

            Neste domingo (20) foi realizado na Praça São Pedro a Comemoração pelo dia da Consciência Negra. Este evento foi realizado pela Prefeitura Municipal  através da Coordenadoria de Cultura e Esportes, e contou com a participação do Projeto de Capoeira “Cordão de Ouro”, inclusive com a participação de crianças e adolescentes da Guarda Mirim que apresentaram o maculelê.
            Alunos e professores do Projeto de Capoeira “Barracão” fizeram uma roda de capoeira mostrando a beleza desta dança que também é considerada um esporte.

            Logo depois da Capoeira tivemos a apresentação do professor de música Mauro Vieira de Barros que fez um belo show cantando músicas homenageando o dia da Consciência Negra. Estas músicas foram pesquisadas pelo professor e mostram as origens da cultura afro no Brasil.
            As Coordenadorias de Cultura e Esportes parabenizam os professores Juca e Suellen, os alunos da Guarda Mirim e também professores e alunos do Barracão por realizarem uma bela apresentação.
         O prefeito esteve presente e agradeceu aos atletas da Capoeira pelo seu empenho em demonstrar um pouco daquilo que a cultura afro trouxe ao Brasil nas diversas áreas, seja na dança, música, teatro e/ou comidas típicas.

Secretaria de Saúde e Prefeitura promovem o “Dia da Saúde”

A Prefeitura de Itararé, através da Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo no próximo domingo (27), a partir das 09h às 15h o “Dia da Saúde”.
            Neste dia serão promovidos diversos exames como Papa Nicolau, Hanseníase, Tuberculose, AIDS e outros.
            Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Souza “foi escolhido o domingo por ser um dia em que a maioria das mulheres possui um tempo maior para cuidar de sua saúde. Aquelas que trabalham a semana toda, muitas vezes não possuem tempo para se dirigir até o posto de saúde mais próximo. Com isso, queremos atingir um número maior de mulheres que estarão realizando a sua prevenção”, disse a Secretária.
            Os atendimentos acontecerão nos PSF’s da Vila Novo Horizonte, Bairro Velho, Vila Santa Terezinha, Tonico Adolfo, Alvorada e Osório

Itaú promete inaugurar sua agência em Itararé em Dezembro próximo

Na ocasião em que assumiu a folha de pagamento do funcionalismo público de Itararé, o Banco Itaú iniciou uma busca por prédios que abrigasse a implantação de uma agência na cidade.
Sentindo a dificuldade de encontrar uma edificação que pudesse ser adequada para atender os padrões de suas agências, que segue normas da FEBRABAN “Federação Brasileira de Bancos”, a direção entendeu que seria mais conveniente alugar um imóvel na área central da cidade, demolir o imóvel e construir um novo prédio que atenda suas necessidades e dentro de seus  padrões.
Assim sendo, alugou um prédio na rua São Pedro, da família Klocker, onde funcionava a loja de móveis planejados Rudnick, ao lado da agência de seu concorrente Bradesco, demoliu o prédio existente no local e iniciou, em Outubro, a construção da agência que está em mais de 50% avançada a construção.
Segundo fontes, o contrato de locação tem a durabilidade de 20 anos e o custo da construção do imóvel não será descontado dos alugueis.
A expectativa da direção do banco e de seus funcionários que virão de outras cidades da região e que já estão efetivados, é de que possa ser inaugurada ainda no mês de dezembro próximo. Se houver atraso na conclusão dos detalhes, a agência certamente será inaugurada no mês de janeiro de 2012.
O gerente da agência em Itararé será o dinâmico jovem, Marcelo de Almeida Camargo, funcionário de carreira vindo de Itapeva, onde já exercia o cargo de gerência,  e já assumiu os trabalhos em Itararé na agência que funciona improvisada na Prefeitura Municipal.


TENENTE EDSON ASSUME A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Na última terça-feira(22), o Tenente Edson Mendes de Oliveira,  após estar ausenta da administração Perúcio por mais de 90 dias, retornou ocupando o cargo de secretário de administração, vago desde que Luiz Alberto Guimarães (Beto), titular da pasta, foi transferido para a Secretaria de Saúde.
Até então, a Secretaria de Administração vinha sendo conduzida pelo Secretário de Finanças, Adilson Meneguela(Manduri), que acumulava as duas pastas.
O Tenente Edson possui uma ampla experiencia em administração pública, já tendo ocupado cargos de destaque e importância no executivo itarareense, inclusive na administração anterior.
Quando o Prefeito Cesar Perucio assumiu a administração Municipal, o Tenente foi indicado a assumir o comando da Guarda Municipal. Em seguida assumiu a Secretaria de Defesa Social, acumulando as duas funções. Na sequência, ocupou o cargo de Secretário de Serviços Municipais e por último, desempenhava a função de Assessor Direto de Governo do Prefeito, cargo em que se desligou a cerca de três meses.
Dono de uma exemplar conduta, de competência comprovada e com grande poder de dinamismo em todas as atarefas e desafios enfrentados, Edson certamente dará uma injeção de dinamismo à secretaria, que é uma das mais importantes para um bom desempenho da administração publica como um todo.
O novo secretário ainda está tomando ciência das diretrizes da pasta, dos andamentos dos trabalhos, do que vem sendo realizados e posteriormente se pronunciará esclarecendo suas metas e forma de atuação.
Sua única manifestação foi de que fará todo o possível e se valerá de sua experiência para fazer um trabalho que contribua positivamente para a Administração Municipal, prometendo dinamizar os trabalhos da Secretaria.
O Jornal Realidade Semanal parabeniza o ilustre amigo, realçando os votos de sucesso na nova empreitada.



Escola Eugênio Dias Tatit desenvolve programa federal "Mais Educação"


A Escola Municipal Eugênio Dias Tatit deu início na última segunda-feira(21) ao  Programa “Mais Educação”, do governo federal. O objetivo do Programa é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que foram agrupadas, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, Comunicação, educação científica e educação econômica.

             Em Itararé, a escola Eugênio Dias Tatit está sendo a  a primeira a desenvolver o projeto. Lá  estarão sendo  desenvolvidas diversas atividades como: Rádio Escolar, Dança, Tênis, Vídeo, Letramento e Hip-Hop, envolvendo um número grande de alunos participantes.
No lançamento do Programa, o prefeito Cesar Perucio esteve presente e assistiu a evolução dos alunos.

              Essa iniciativa do MEC teve início em 2008 e aos poucos vai sendo desenvolvida pelos municípios brasileiros. Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos que são utilizados no ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio, conforme as necessidades do programa.
“Os alunos se interessam muito e participam das atividades que, tenho certeza, auxiliarão no desenvolvimento em sala de aula”, diz a diretora da escola, Rosimeire Sala de Almeida.
A escola Eugênio Tatit escreveu no Programa todos seus alunos da 8ª série que participarão  das seis modalidades, sendo agrupadas em quatro turmas, cada turma com 25 alunos.

              Para o prefeito Cesar Perucio, esta ação demonstra mais uma vez a preocupação da administração municipal com a educação. “A busca deste recurso é prova de que estamos trabalhando bastante priorizando a educação às nossas crianças e jovens”. falou

Alunos e Educadores entram na luta contra a Dengue


Com o objetivo de prevenir o aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, a Secretaria Municipal de Educação uniu-se com a Secretaria Municipal de Saúde e está desenvolvendo um Projeto de conscientização da população com ações que eliminem locais propícios à proliferação do mosquito.
Este trabalho está sendo desenvolvido por professores e alunos de todas as escolas municipais, da zona urbana e rural com cartazes, maquetes, músicas, reportagens, dramatização e desenho.
Todo o material utilizado na campanha serão apresentados no sábado dia 26 em exposição nas diversas praças da cidade e zona rural que são polos de conscientizações a partir das 9h00.
No dia 22 os trabalhos foram de sensibilização de professores e alunos através de exibição de vídeos, dia 23 confecção de cartazes, produção de poesias e paródias e construção de maquetes, dia 24 mutirões realizados pelos alunos e professores nas escolas.
              Os locais de apresentação foram divididos por região com responsabilidade de organização das escolas mais próximas. Pracinha em frente a escola Maria de Loures, praça Coronel Jordão, praça do Cruzeiro, praça São José, praça Ítalo Incerti na Santa Terezinha, praça do Jardim Alvorada, praça Euclides Figueiredo, Quadra da escola na Pauliceia, praça Parque das Nações e nas praças dos bairros rurais. Todas as escolas municipais estão participando, além de agentes da saúde municipal.

PREFEITO PLEITEIA RECURSO JUNTO A DEPUTADA DO PMDB




Sempre quando está na capital paulista resolvendo questões de interesse do município, o prefeito Cesar Perucio não deixa de visitar a Assembleia Legislativa e estar em gabinetes de diversos deputados estaduais na tentativa de obter recursos que beneficie a população itarareense.
No início deste mês, Cesar esteve no gabinete da Deputada Estadual Vanessa Damo(PMDB) e aproveitou para pleitear um recurso no valor de R$ 200 mil para investimento em infra-estrutura no Jardim Pauliceia.
A Deputada foi muito simpática com prefeito e se comprometeu em inserir o pedido em seu orçamento do próximo ano. Na quarta-feira(23), a Assessoria de Imprensa Municipal entrou em contato com a Deputada, via telefone, questionando sobre a conclusão do pedido e esta confirmou já haver inserido ao seu orçamento, devendo ser liberado em meados do mês de abril de 2012. A partir desta data, travam-se as liberações feitas pelos governos estadual e federal, por motivos de ser ano político.
Apesar de ser da região da grande São paulo, a deputada disse conhecer Itararé e ter gostado muito da cidade, prometendo em uma oportunidade breve voltar a visitá-la e iniciar um elo de ligação que venha beneficiar a população.
Vale ressaltar que a reunião com a parlamentar, deu-se através de um contato do itarareense José Eugênio Boachaque(Zezão), que mantém um laço de amizade com a Assessoria da Deputada.

Secretaria de Governo Municipal agora com novo secretário

Paulo Fernando Perucio é o novo Secretário de Governo do Município de Itararé. Ele foi designado pelo Prefeito Cesar Perucio, na última terça-feira(22) e assumiu imediatamente o cargo.
            A Secretaria de Governo integra o gabinete do prefeito desde julho de 1999 quando foi amparada em lei. Seu objetivo é de prestar apoio ao prefeito em suas relações políticas e no elo de ligação entre os mais diversos municípios, esferas governamentais e especialmente coordenar as ações do governo municipal junto a Assessoria Jurídica, contribuindo para assegurar a constitucionalidade das ações administrativas.
            Além dessas atribuições, a Secretaria ainda verifica propostas legislativas, inclusive sobre as matérias em tramitação na Câmara Municipal, com as diretrizes governamentais e faz a execução e transmissão de ordens, decisões políticas e administrativas do prefeito em exercício.
            Desde sua criação, a Secretaria só veio ser ativada na atual administração quando teve como secretário, Alessander Lopes Machado, hoje ausente da administração.
       Paulo Perucio é funcionário público há dez anos, Guarda Municipal,  e aceitou o convite do prefeito, após estudar e chegar a conclusão de que poderá contribuir positivamente com a administração.  “Aceitei o compromisso de ajudar a atual administração e estarei me esforçando ao máximo para facilitar o trabalho e ações das demais secretarias. Quero agilizar principalmente os diversos projetos que já foram apresentados para Deputados e Secretários Estaduais e Federais contribuindo para a obtenção de recursos para as diversas benfeitorias a serem realizadas em prol do município”. disse

PROJETO DE FUTEBOL DA COORESP CONQUISTA O TÍTULO DA COPA CARLOS CLAYTON NA CATEGORIA 2000/2001


Foi realizado no último domingo (20) no Estádio Hugo Kennedy (CAF) a final da Copa Carlos Clayton, competição esta organizada pelo Clube Atlético Fronteira com o apoio da Prefeitura Municipal de Itararé.
            A Coordenadoria Municipal de Esportes participou nas quatro categorias com o projeto de futebol da “Cooresp” que tem como técnico Hélcio e o estagiário João. Os trabalhos realizados por ambos foram no Campo do Ginásio Lauro Loureiro de Mello.
            A equipe que chegou na final foi a categoria nascidos em 2000/2001.
            A “Cooresp” enfrentou na final a equipe da A.A.B.B. – Associação Atlética Banco do Brasil com jogo muito disputado. O gol que deu a vitória para a equipe da “Cooresp” foi marcado somente nos últimos minutos da partida, através de uma cobrança de falta.        A Coordenadoria Municipal de Esportes parabeniza os atletas, pais, o técnico e sua comissão pelo belo trabalho realizado com as crianças do nosso município.
           

DIREITOS E DEVERES DA CIDADANIA - Por Carlos Cesar Diniz

Cidadão, Cidadania e Integração Social
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. Por extensão, a cidadania pode designar o conjunto das pessoas que gozam daqueles direitos. Assim, por exemplo, pode-se dizer que todo brasileiro, no exercício de sua cidadania, tem o direito de influir sobre as decisões do governo. Mas também se pode aplicar isso ao conjunto dos brasileiros, dizendo-se que a cidadania brasileira exige que seja respeitado seu direito de influir nas decisões do governo. Nesse caso se entende que a exigência não é de um cidadão mas do conjunto de cidadãos.
Na Grécia antiga, como se lê no filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C), já havia o reconhecimento do direito de participar ativamente da vida da cidade, tomando decisões políticas, embora esse direito ficasse restrito a um número pequeno de pessoas. Em Roma, como anteriormente mencionado, foi feita a classificação das pessoas para efeito de cidadania. Os estrangeiros e os escravos estavam excluídos da cidadania, e, além disso, só uma parte dos cidadãos romanos gozava da cidadania ativa. E só o cidadão ativo tinha o direito de ocupar cargos públicos importantes e de participar das decisões políticas, especialmente através do voto.

Reunião para debater segurança pública tve poucos participantes

A Segurança Pública atualmente é uma das maiores preocupações do município e deveria ser tratada com  prioridade pelas autoridades envolvidas nesse setor.
         Preocupado com a situação que a cada dia se agrava, o prefeito Cesar Perucio convocou no último dia 10, os segmentos diretamente envolvidos na questão, entre eles a Polícia Militar e Civil, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o Conselho Tutelar, a Guarda Municipal, a secretaria de Defesa Social e o setor de Fiscalização Municipal, com o objetivo de debater o assunto e encontrar solução para o problema.
            Infelizmente, a reunião que deveria contar com a participação integral dos convidados, poucos compareceram deixando a impressão de que o assunto não é uma preocupação geral, o que deveria ser o contrário.
            Se fizeram presentes apenas a Polícia Militar, representada pelo 3º sgt. Haenle; a Defesa Social, representada pelo secretário Antônio Félix; a Guarda Municipal, representada pelo seu comandante Sgto. Valdir Ribeiro da Silva e a Fiscalização Municipal, representada por seu responsável, Márcio Campos.
            Um dos assuntos discutidos foi a concentração de jovens em alguns pontos da cidade promovendo algazarras, causando diversos transtornos a comunidade.
            Outro assunto que deveria ter entrado em pauta é o aumento no consumo de drogas pelos jovens e consequentemente os pontos de distribuição, vandalismo nas madrugadas, saques nas residências, permanência de adolescentes nas ruas em altas horas da noite e a falta de policiamento nas vilas.
            A argumentação do Sargente Haenle, da Polícia Militar, é de que o efetivo itarareense é insuficiente e por esta razão os trabalhos são prejudicados.
            Em relação à Guarda Municipal, o prefeito assegurou que tão logo resolvam-se as questões burocráticas serão convocados novos agentes, aprovados no último concurso, para compor o quadro existente.
            A questão da segurança pública é sério e deveria ser tratada como tal pelas autoridades responsáveis por este segmento. É preciso que as instituições estejam voltadas para a solução dos problemas e unidas para obter uma força maior. Caminhando isoladamente e sem entusiasmo, não vemos soluções a curto prazo para o problema que aflige a população.
           

Projeto Guri promove encontro de dedilhados

O Polo itarareense do Projeto Guri estará realizando no próximo dia 30 de novembro, a partir das 14hs00, no Teatro Municipal Sylvio Machado, o Encontro de Cordas Dedilhadas.
O evento terá entrada gratuita à comunidade.  O Projeto Guri é uma Organização Social Cultural sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens por meio de ensino coletivo da música. É uma parceria entre a Associação Amigos do Projeto Guri, Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, além de seus diversos patrocinadores.
É interessante que a população compareça para prestigiar aos alunos e conhecer a musica de nossos Guris, nesse dia 30.
O Projeto Guri em Itararé funciona no prédio do Clube Recreativo Primeiro de Maio.

Brasil possui uma população carcerária próxima a 500 mil


A população carcerária do brasil cresce a cada ano. Se comparado a uma cidade, esta estaria entre as grandes do país em número de habitantes como Sorocaba, em São Paulo; Londrina, no Paraná e Niterói, no Rio de Janeiro, embora sem os encantos e os atrativos que estas cidades possuem. Segundo levantamento, o número de presos atinge hoje a marca de 500 mil, sendo 40% deles provisórios, à espera de julgamento.
Segundo  pesquisa, entre 2000 e 2010, o número de encarcerados no  Brasil simplesmente dobrou de tamanho. Vale ressaltar que esse número poderia ser ainda maior, pois nele não estão inclusos os mandados de busca expedidos pela Justiça e ninguém sabe ao certo quantos condenados à prisão estão foragidos. Conforme registro, só em São paulo existem mais de 150 mil ordens de captura, mas não são raros os casos de vários mandados expedidos contra a mesma pessoa, uma falha que terá continuidade até que o país tenha um cadastro nacional de fugitivos, medida esta inclusive descrita em Lei.
Com tantos prisioneiros, haja presídios e dinheiro para construí-los e manter essa população e, diga-se de passagem, do bom e do melhor. Dados afirmam que entre 2003 e 2009, o governo federal investiu R$ 1 bilhão na construção de 97 estabelecimentos penais e reformado outros 37. Antes deste investimento, o déficit de vagas no sistema penitenciário era de 61 mil. Hoje, está próximo à 140 mil, um aumento de 122%. Em mais uma década, o país precisará  investir alguns bilhões de reais em novos presídios para abrigar tanta gente.
Até pouco tempo, o Depen estimava em R$ 1.600,00 o custo médio mensal para a manutenção de cada preso para o contribuinte. Em alguns estados, esse valor chega a R$ 3 mil por mês. Segundo o diretor do Departamento Penitenciário nacional, Maurício Kuehne, esse é um investimento idiota. “Gastamos bilhões de reais para tornar as pessoas piores do que elas são”, resumiu.

Vicinal do Cerrado à Santa Cruz dos Lopes apresenta problemas e prefeito vai cobrar providências ao D.E.R

A Vicinal que liga o Bairro do Cerrado ao de Santa Cruz dos Lopes, que foi totalmente reconstruída pela empresa Maqterra, da cidade de Santos com filial em Taquarituba, teve seu início no final de 2009 e término no mês de março deste ano.
Na ocasião, o prefeito Cesar Perucio vistoriou a obra e não concordou com a qualidade dos serviços que já apresentavam problemas em diversos pontos, com aparecimento de bolhas que proporcionavam o esfarelamento da pista, ocasionando diversos buracos. A empresa então passou a corrigir alguns trechos, porém após ser recebida pelo D.E.R, “Departamento de Estradas de Rodagem”, que fiscalizava a realização dos serviços, a pista hoje está comprometida em muitos pontos, inclusive oferecendo risco a condutores de veículos que utilizam-se desta estrada.
Insatisfeito com a qualidade dos serviços apresentados, o prefeito Perúcio, que não recebeu oficialmente os serviços até a data de hoje, já encaminhou três ofícios ao D.E.R, sendo um em janeiro, o segundo em abril e o terceiro em maio, pedido providências ao problema, porém sem sucesso até a data de hoje.
Segundo o prefeito, a responsabilidade de reparar esses problemas é do D.E.R, pois foram eles que recebeu o serviço como concluído e não o município. “Se nós tivéssemos recebido os serviços, a responsabilidade de corrigir esses defeitos seria nossa. Mas como não recebemos pois notamos que os serviços não estavam de acordo, a responsabilidade é do DER”, afirmou.
Perucio disse estar juntando material fotográfico e documentos através do Departamento de Planejamento que comprove a falha nos serviços realizados na estrada e procurará o governo do estado para que cobre solução junto ao D.E.R.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jornal Realidade Semanal conversa com o Promotor de Justiça

Dr. Bruno de Moura Campos - Promotor de Justiça de Itararé - 1ª Vara

O “Jornal Realidade Semanal” vem desenvolvendo uma série de entrevistas com personalidades do município, pessoas de diversos segmentos da sociedade que deixarão seus nomes gravado na história do município.
Essa semana estaremos conversando com o jovem Promotor de Justiça de Itararé, Dr. Bruno de Moura Campos.
RS – Descrição familiar?
Dr. Bruno – Tenho 31 anos, sou recém casado, casei-me há dois meses e residimos em Itararé
RS – Gostou da cidade de Itararé?
Dr. Bruno – Sim, gostei muito. Povo hospitaleiro, educado. Estou gostando sim.
RS - De onde o senhor vem e há quanto tempo está em Itararé?
Dr. Bruno – Vim de Santos, sou natural de lá e estou em Itararé há dois anos.
RS – Essa sua profissão permite que tenha uma vida social ativa?
Dr. Bruno – A profissão impõe algumas restrições, mas nada impede que eu possa ter diversão, de acordo com os limites que a profissão impõe. Não dá pra falar que é a mesma antes de ser promotor de Justiça, mas tenho uma vida social sim.
RS – O senhor é um rapaz jovem. Há quanto tempo está na profissão?
Dr. Bruno – Me formei, advoguei e fui defensor público por três meses. Ingressei no MP em agosto de 2007.
RS – Fale-nos um pouco de sua conduta. O senhor é “linha dura”?
Dr Bruno – Isto é complicado. Todos falam que Promotor é “linha dura”. Qual a definição disso? - Se “linha dura” for um defensor intransigente da Lei, então eu sou “linha dura” sim! - Posso não concordar com a Lei, mas sigo o que ela dispõe.
RS – Qual é a função principal de um Promotor de Justiça?
Dr Bruno – São várias atribuições. A atividade principal que caracteriza o MP é promover a ação penal, ou seja, em casos de crimes denunciar os envolvidos buscando uma condenação. Há também inúmeras outras atribuições como: proteção ao meio ambiente, ao idoso, ao jovem, a criança, a probidade administrativa, entre outras.
RS – O que o levou a ingressar no Ministério Público, foi uma oportunidade na carreira ou meta?
Dr. Bruno – O MP foi uma instituição em que sempre admirei pelas suas funções e atribuições. Estudando, passei a conhecer profundamente o que é o MP, prestei concurso em São paulo e obtive exito, sendo aprovado.
RS – Como foi sua iniciação na carreira? - Espantou no início?
Dr. Bruno – O início é realmente assustador. Os conhecimentos antes são teóricos e não sabemos o que ocorre no dia a dia, mas com o tempo vamos nos acostumando e desenvolvemos um trabalho satisfatório.
RS – O senhor está realizado profissionalmente, gosta do que faz?
Dr. Bruno – Adoro o que faço e estou realizado sim profissionalmente, porém temos que nos evoluir sempre. Tenho metas e sonhos que futuramente pretendo alcançá-los.
RS – Em quantas comarcas o senhor já atuou? – Itararé está entre as mais problemáticas ou não?
Dr. Bruno – Atuei muito como substituto em várias cidades na região litorânea de São Paulo. Como titular, Itararé é a primeira e comparado com outras cidades do mesmo porte, posso dizer que Itararé é bem tranquila.
RS - Destaque pontos positivos e negativos da atuação como membro do MP.
Dr. Bruno – O ponto positivo é poder transformar a realidade social, melhorar a vida das pessoas, poder lutar por alguns valores, tornar nossa sociedade mais justa, o estado mais eficiente e menos corrupto.- O ponto negativo é que as vezes o sistema jurídico deixa a desejar, há muita demora, não por culpa do Juiz ou do judiciário, mas por falta de recursos e da forma em que as leis são feitas.
RS – O código penal em sua opinião deveria ser reformulado?
Dr. Bruno – Acho que a lei é desproporcional. Em alguns casos graves ela tem penalidade branda e em casos não tão graveis que necessitaria de pena branda, ela é grave.
RS – Como o senhor analisa a criminalidade em Itararé? – está dentro de um percentual aceitável?
Dr. Bruno – Aceitar a criminalidade é complicado. O ideal seria não existir o crime, mas comparando com outras cidades, Itararé está dentro do aceitável.
RS – Quais os casos mais frequentes que passam pela Promotoria de Itararé?
Dr. Bruno – São crimes de natureza patrimonial: furtos, roubos, tráficos de drogas e crimes envolvendo violências domésticas. Estes são os principais.
RS – Há uma boa relação entre a Delegacia de Polícia e a promotoria de Itararé no combate a criminalidade?
Dr. Bruno – Existe. Os delegados de Itararé são bastante atuantes. Temos uma boa relação sim. Há um contato bom entre as instituições.
RS – Os políticos de Itararé dão muito trabalho a Promotoria?
Dr. Bruno – Hum... Os políticos de Itararé dão um pouco de trabalho sim. Apesar de nossas eventuais lides forenses, a busca do MP é sempre atingir o que é melhor para a sociedade. Há casos em que os interesses são convergentes e há casos que são divergentes, mas isso é da democracia.
RS – Com relação ao Conselho Tutelar, como estão os trabalhos voltados a criança e ao adolescente no município?
Dr. Bruno – Essa é uma matéria da promotoria da segunda vara. Como observador, acredito que o Conselho tem que ter uma postura mais ativa no controle. Não adianta colocar a culpa no Conselho, no Promotor ou no Juiz; o problema é familiar, é na educação familiar.
RS – Como o senhor vê a livre exposição sexual nas novelas de TV atualmente? – É prejudicial à formação da criança e do adolescente?
Dr Bruno – Realmente existe um conteúdo apelativo e falta um controle maior por parte do Poder Executivo Federal, não estou falando em censura. As redes de TV são concessões e como detentor desse poder, o Executivo poderia estar controlando melhor essa exposição desnecessária. O recomendável é desligar a TV ou mudar de canal nesses casos.
RS – Considerando esse tempo em que está em Itararé, qual o balanço que o senhor faz dos problemas do município?
Dr Bruno – Temos problemas decorrentes das drogas que acabam desencadeando outros delitos como roubos, furtos, que é de difícil solução pois dependem de outros poderes. - Temos ainda problemas políticos de improbidade administrativa, problemas ambientais no caso de saneamento básico da cidade , adolescentes fora da escola, entre outros.
RS – Se o senhor fosse o “imperador do mundo”, quais seriam seus dez mandamentos?
Dr. Bruno – Não tenho pretensão de ser imperador do mundo não. Os dez mandamentos é muito difícil essa pergunta é complicado responder isso. É muita responsabilidade ser imperador do mundo. Se todo mundo fosse mais solidário acho que já seria melhor.
Minha mensagem é de esperança que dias melhores virão. O MP está sempre de portas abertas a população, as quartas-feiras para as reclamações onde procuramos orientar os caminhos a ser seguidos e que a população tenha certeza que o MP trabalhará sempre na busca do bem comum. As vezes o bem comum não agrada a determinadas pessoas, mas sempre estaremos buscando o melhor para o interesse público.

Cantor sertanejo usava nome falso para cometer crimes

Preso em Comodoro- MT, o cantor sertanejo Ademir Cândido Franco Barreiros, usava nome falso havia quase 10 anos. Ele ficou conhecido por furtar joalherias em vários estados e, ainda confessou que adotou o nome do irmão Altair Lelis Barreiros, assassinado em um garimpo há alguns anos.
Segundo o delegado de Comodoro, Vinícius Prezoto, o cantor foi preso no último dia 10 por falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Ademir, que se passava por Altair, formava a dupla sertaneja Dudu di Valença e Rodrigo, juntamente com outro irmão chamado Altemir.
De acordo com a polícia, os irmãos já teriam furtado ao menos 25 joalherias em todo o país.
O delegado contou que havia um mandado de prisão em aberto contra Ademir, expedido pela Justiça de Cacoal (RO), por receptação, em 23 de outubro de 2008. Ainda segundo Prezoto, a polícia recebeu a informação de que o cantor estava na cidade de Comodoro e estava fazendo uso de documentos falsos.
Ademir contou durante o depoimento que o irmão Altair Lelis morreu em um garimpo e, como não foi feita certidão de óbito, ele refez toda a documentação como RG, CPF e carteira de habilitação, no nome do irmão. Isso tudo, segundo a Polícia Civil, utilizando a certidão de nascimento do falecido.
Ele vinha tendo uma vida normal utilizando os documentos em nome do irmão morto.
Ademir Cândido está detido na cadeia pública de Comodoro e disse à polícia que morava com esposa e filhos em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
Os integrantes da dupla sertaneja já foram presos em maio deste ano suspeitos de furtar joalherias em vários estados brasileiros. De acordo com a polícia, eles escolhiam os alvos pela internet e já teriam furtado ao menos 25 joalherias em todo o país
A dupla Dudu de Valença e Rodrigo surgiu em 1997 quando Ademir convidou o irmão Altair Lelis Barreiros para cantarem juntos

MP EXIGIRÁ CUMPRIMENTO DE PRAZO PARA COMÉRCIO SE ADEQUAR AO AVCB OU ALVARÁ SERÁ CANCELADO

Na sexta-feira(11), contabilistas, representantes de Associações, Sindicatos, Poder Público, Vereadores, Corpo de Bombeiros e imprensa, compareceram a uma reunião promovida pelo Ministério Público e Prefeitura, no Fórum local para deliberarem sobre assuntos voltados ao AVCB – Auto e Vistoria do Corpo de Bombeiros, exigidos ao comércio itarareense.
O TAC - “Termo de Ajustamento de Conduta”, entre o MP e a Prefeitura realizado em 2010, determina que todos os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços deverão possuir o AVCB, sob pena de cancelamento do alvará de funcionamento caso não se ajustem no prazo estabelecido. Para os estabelecimentos até 250 m2, o prazo se inspira em 15 de janeiro de 2012. para os de 250m2 até 750m2, o prazo irá até o dia 15 de julho de 2012 e para os estabelecimento acima de 750m2, o prazo irá até 15 de janeiro de 2013.
A Prefeitura vem sendo pressionada pelos contabilistas e Associações para uma possível prorrogação destes prazos, com argumentos de que o empresariado não conseguirá se ajustar neste prazo devido as burocracias.
No encontro, o Promotor de Justiça Dr. Bruno de Moura Campos, foi taxativo reafirmando as datas aprazadas argumentando que todos foram notificados com bastante antecedência e que o prazo seria perfeitamente suficiente para que todos se adequassem. “O brasileiro tem o péssimo habito de deixar tudo para a última hora. O assunto já foi amplamente discutido e se o prazo for prolongado, sempre haverá uma nova desculpa para muitos não se ajustarem”, disse Dr. Bruno e continuou: “Cada um tem que assumir sua responsabilidade. Prazo é para ser cumprido. Aqueles que não se ajustarem dentro do que foi proposto, terá seu alvará cancelado”, ratificou
Alguns contabilistas expuseram algumas situações de ordem individual que dificultam cumprir as exigências de adequações, sendo ponderadas pelo Secretário de Administração do município, Adilson Meneguela “Manduri”, de que os casos isolados serão discutidos separadamente em reunião posterior para que soluções sejam encontradas aos problemas existentes.
Segundo Marcio Campos, chefe do setor de Fiscalização Municipal, menos de 30% do total aproximado de 1.600 estabelecimentos comerciais do município, se ajustaram ao AVCB.
Dentre as argumentações mais relevantes do encontro, foi a morosidade na vistoria pelo Corpo de Bombeiros, falta de profissionais treinados e com conhecimento para as adequações, como ser ajustados os prédios mistos, Falta de lojas na cidade com farto estoque de extintores para suprir a demanda, entre outros.
Para o contabilista Milton Komnicki, o AVCB já vem sendo discutido desde de 2007 e não é novidade para ninguém e todos já deveriam ter tido a a preocupação em se adequar.
A próxima reunião, proposta por “Manduri” para analisar os casos isolados, ainda não teve data estabelecida.

CAMINHÕES TRAFEGAM LIVREMENTE PELO CENTRO DA CIDADE EM HORÁRIOS INADEQUADOS

O DEMUTRAN – “Departamento Municipal de Trânsito” foi criado a fim de elaborar normas para a disciplina do trânsito em Itararé, dentre outras tantas tarefas desenvolvidas.
Na ocasião de sua fundação, um dos problemas bastante discutido foi a grande circulação de caminhões e ônibus pelo centro da cidade, especificamente nas ruas São Pedro, 15 de novembro e Prudente de Moraes, o que prejudicava sobremaneira a trafegabilidade.
Na ocasião, criou-se um Decreto disciplinando o horário para a transitação desses veículos que necessitam fazer entregas aos comercio central e a coisa funcionou por um bom tempo. Como estamos no Brasil e o que está dando certo não prevalece, hoje a situação está totalmente diferente e os veículos de grande porte transitam livremente pelas principais ruas sem que nada lhes aconteçam.
É comum encontramos grandes caminhões passeando pelas ruas atrapalhando o transito e causando ira nos motoristas que necessitam de seus veículos para desenvolver com mais rapidez seus compromissos, além de já ter que tolerar a inoportuna infestação de carros de som que detonam com a fluidez do trânsito.
Fica ai nossa reclamação as autoridades que façam valer as leis e deem um jeito na situação que realmente está insustentável

Em Itararé calçadas são usadas como depósito para materiais de construção

Construções ocupam calçadas e pedestres têm que disputar espaço com os carros
É raro transitar pelas ruas itarareenses sem que deparemos com essa situação e ninguém toma providência para coibir o abuso. Calçadas que até onde sabemos são espaços reservados unicamente ao trânsito de pedestres, estão sendo ocupadas por materiais de construção, entulhos e tapumes obrigando as pessoas a disputarem as ruas com os veículos.
Não bastasse a imprudência de motoristas e motociclistas que transitam em alta velocidade pelas ruas de menor movimento pondo em risco a vida dos transeuntes, agora os pedestres perdem seu espaço para a construção civil, sem mencionar a invasão também de ciclistas que utilizam em sua maioria as calçadas. O desrespeito pode ser observado nos quatro cantos da cidade.
Deve existir uma lei que proíba o uso das calçadas para esse fim dentro do Código de Postura do Município, pois não é possível que a população possa estar vulnerável a sofrer acidentes e desamparada nesse aspecto. Agora, se a lei existe, é necessário que exija o seu cumprimento sob pena de pesadas multas.
Não é tão difícil ou trabalhoso recolher o material de construção para dentro da obra. O que falta na verdade, é bom senso e responsabilidade a esses construtores “folgados” que não cumprem com seu dever. É interessante que a fiscalização fique atenta, pois se desrespeitam essa simples mas importante exigência, poderão estar também construindo em desrespeito as normas legais.
Vale ressaltar que quem mais sofre com essa situação são as crianças que diariamente utilizam-se das calçadas para ir e voltar das escolas, causando preocupações para seus familiares.
Em todos os municípios, em Itararé não deve ser diferente, o código de postura determina que os construtores reservem um espaço de pelo menos um metro nas calçadas para a passagem dos pedestres. É simples e deve ser respeitado.

DIREITOS E DEVERES - Por Carlos Cesar Diniz



Cidadania: Participação na Vida Pública
Foi a partir da concepção romana que se adotou o conceito de cidadania, na França do século dezoito. E foi também a partir da França que se introduziu nas legislações modernas a diferenciação entre cidadania e cidadania ativa.
A cidadania, que no século dezoito teve sentido político, ligando-se ao princípio da igualdade de todos, passou a expressar uma situação jurídica, indicando um conjunto de direitos e de deveres, jurídicos. Na terminologia atual, cidadão é o indivíduo vinculado à ordem jurídica de um Estado. Essa vinculação pode ser determinada pelo local do nascimento ou pela descendência, bem como por outros fatores, dependendo das leis de cada Estado. por exemplo, o Brasil consideram seus cidadãos, como regra geral, as pessoas nascidas em território brasileiro ou que tenham mãe ou pai brasileiro.
Essa vinculação significa que o indivíduo terá todos os direitos que a lei assegura aos cidadãos daquele Estado, tendo também o direito de receber a proteção de seu Estado se estiver em território estrangeiro. Desde o começo do século dezenove foi estabelecida a idéia de que direitos específicos da cidadania  são aqueles relacionados com o governo e a vida pública. Em primeiro lugar, o direito de votar e ser votado, mas a partir disso existem outros direitos exclusivos dos cidadãos. Entre esses se acha o direito de ser membro do Tribunal do Júri, além do direito de ter um cargo, emprego ou função na Administração Pública.

Espirito natalino ainda não despertou nos itarareenses Lojas e residências ainda não estão decoradas

Parece que o natal desse ano não está sendo esperado com tanto entusiasmo tanto pelos lojistas quanto pela população em geral.
Em anos anteriores nessa época, já notávamos enfeites natalinos por diversas residências, espaços públicos e na grande maioria das lojas comerciais, causando um colorido especial embelezando o visual da cidade.
Neste ano, faltando apenas 37 dias para o Natal, os espaços públicos como praças, monumentos, postes das ruas centrais, lojas e residências que em anos anteriores ficavam iluminados e até mesmo havia premiações para a decoração mais bonita das residências, parece que não vai acontecer esse ano.
Será por conta da arrochada situação econômica ou está acabando realmente a empolgação em
comemorar a importante data com muito brilho e luz?
Esperamos que seja apenas um atraso realmente e que o espírito natalino possa se manifestar no povo itarareense, amante da beleza natalina, e lindos enfeites coloridos e iluminados possam ser montados para que possa contribuir para a alegria de muitas pessoas e crianças que ainda cultivam a importância do natal

Descarga elétrica danifica semáforos, mas trânsito se comporta bem no final de semana

Parece que a população motorizada aprovou o desligamento dos semáforos no final da última semana.
No sábado, causado por uma descarga elétrica no momento da forte chuva, os semáforos da rua São Pedro, esquina com a Amazonas Ribas e o da esquina com a rua Itararé, sofreram danos e tiveram que ser desligados.
Segundo o encarregado de manutenção, Edson Pinto de Oliveira(Piu), do DEMUTRAN, uma forte descarga elétrica danificou o equipamento queimando placas de memória, potências e parte eletrônica.
O equipamento da São Pedro, esquina com a primeiro de maio não foi danificado, porém foi desligado para não confundir os motoristas.
Vale ressaltar que os semáforos de Itararé são ligados diretos na rede elétrica e não possuem transformadores ou estabilizadores que evitam esse tipo de sobrecarga de energia. Instalados a mais de quatro anos, o sistema até que resistiu bastante tempo.
No entanto, a falta dos faróis não prejudicou a trafegabilidade nesses dias, e parece que o trânsito melhorou, não existindo as costumeiras filas causadas quando estes se fecham, muitas vezes desnecessariamente.
Fica ai uma sugestão em usar esse acontecimento como exemplo e ligar os semáforos apenas nos momentos de pico, horários que realmente torna-se difícil adentrar a rua São Pedro e liberar nos demais horários.
Seria interessante também que os motoristas procurassem ruas alternativas para se locomoverem, como a Prudente de Moraes e a 15 de Novembro, e não só a São Pedro. Assim, certamente o transito melhoraria no centro da cidade.

População pede mais frequência no patrulhamento policial nas vilas

Algumas vilas de Itararé estão adotando o ritmo das grandes cidades. A população trabalhadora que volta para seus lares tardes da noite, é obrigada a se misturar com desocupados, viciados, traficantes e prostitutas que escolhem a noite para desempenhar suas funções.
Estas pessoas preferem os lugares menos fiscalizados pela polícia, preferencialmente em pontos mais escuros das vilas causando temor as pessoas que necessitam se locomover a noite e aos pais de filhos adolescentes que obviamente saem sempre para as baladas e quando voltam, muitas vezes são assaltadas.
Em altas horas da noite, é comum ver grupinhos de jovens em determinadas esquinas das vilas Beca; praça da vila Osório; praça do Jardim Alvorada, praça da vila Santa Terezinha, sem contar a grande concentração na Vila Esperança(Sapolândia), no Jardim Paulicéia e Novo Horizonte.
É necessário um patrulhamento mais frequente da Polícia Militar nessas localidades e dispersar os grupinhos que na sua maioria absoluta são de usuários ou de pequenos fornecedores de drogas a espera de compradores.
Seria interessante que a policia, juntamente com o Conselho Tutelar, realizasse uma megaoperação nos pontos críticos existentes como foco de consumo, de tráfico e de prostituição para que esses elementos desocupados passassem a se inibir e diminuir esse grave problema que aflige as comunidades.
O Policiamento é importante porém nos pontos certos. Em locais de aglomeração de pessoas é necessário que permaneça uma viatura para que possa inibir a algazarra promovida pelos jovens.

Pessoas transformam ruas em depósitos de lixo

Atitude oferece riscos à saúde da população
A situação de perigo à saúde parece não ter sido assimilada por muitas pessoas ou alguns fazem de propósito, com pura maldade só para contrariar ou irritar aqueles que lutam para ter uma cidade limpa e livre de doenças, além de preservar o meio ambiente.
Quase todos os veículos de comunicação de nossa cidade vêm trazendo incansavelmente noticias, conscientizando a população sobre o alarmante volume de lixos espalhados pelas ruas, entupindo bueiros, contribuindo para proliferação de insetos, moscas, ratos e oferecendo riscos de saúde a comunidade, mas parece de nada adiantar. Ou a grande maioria não leem os jornais ou se fingem de “tontos” realmente para se prejudicarem.
Exaustivamente já foi pedido para que os lixos sejam colocados em locais altos para que os cães não rasguem as embalagens, mas não adianta. – As vias que levam ao antigo lixão, que leva ao novo aterro sanitário por terra, nas proximidades da casa amarela e na ponte seca, sentido bairro do rodeio, estão sendo usados literalmente como depósito de lixos por moradores de todos os pontos da cidade.
Não adianta a população reclamar que o município não vai para frente se muitos não colaboram. É preciso fazer a sua parte para depois cobrar das autoridades. As ruas não são latas de lixo, para que os mesmos sejam jogados nelas.
Se os jovens, principalmente querem ter um divertimento é importante ter cidadania antes de qualquer coisa
.