Um novo projeto da “APAE”, tem melhorado a qualidade de vida de várias crianças com necessidades especiais: a equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.
Esse trabalho já esta sendo realizado pela APAE de Itararé há mais de três anos, atendendo 40 crianças sendo 30 do município e 10 da cidade de Sengés-Pr.
É importante ressaltar a participação do grupo UNICAL que construiu o Centro de Atividades de Equoterapia em amplo espaço situado no endereço administrativo da própria empresa “Chácara Santa Isabel” e doou à instituição, e ainda aos criadores que doam os animais e a alimentação para os mesmos.
Segundo a fisioterapeuta, Juliana Dória Góes e a pedagoga, Elaine Ghizzi, a andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos para o praticante. “A equoterapia traz melhoras na parte motora, emocional, psicológica e comportamental do praticante. O ambiente proporciona momentos de lazer e com isso conseguimos a atenção e concentracao das crianças, proporcionando bem estar e melhor qualidade de vida”, salientam
João Aparicio Bruno(kiko), presidente da instituição, é o maior responsáveis por trazer a equoterapia para os alunos da APAE de Itararé. “Esse método já provou sua eficiência e estamos muito felizes com o resultado. Agradeço nossa equipe de profissionais que se dedicam com amor e carinho no cuidado com nossas crianças, e às dezenas de parceros que contribuem para que a APAE de nossa cidade possa continuar prestando esse atendimento que a população já conhece”, disse
Nenhum comentário:
Postar um comentário