sábado, 3 de dezembro de 2011

JORNAL REALIDADE SEMANAL ENTREVISTA O EX PREFEITO FLORIANO CORTES

              O Jornal Realidade Semanal, como é de conhecimento público, vem adotando uma linha de entrevistas com pessoas que prestaram ou prestam serviços a comunidade, personalidades que ficaram marcadas por contribuir com o progresso do município em todas as áreas.
            Na “Realidade”, esta é uma forma singela de prestar uma saudável homenagem a esses personagens que fazem a história de Itararé.
            Estaremos conversando essa semana com Floriano Cortes, duas vezes prefeito de Itararé e que deixou sua parcela de contribuição para o progresso do município.

RS – Floriano, quantos anos o senhor está completando?
Floriano - Dia 04 de janeiro estarei, se Deus permitir completando 76 anos.

RS – O senhor ainda pretende concorrer a algum cargo político?
Floriano - Tenho sim vontade, e recebo convites para ser candidato à Vereador ou Vice-Prefeito.

RS - Em qual partido o senhor está vinculado?
Floriano - No PR. (Partido da República)

RS – O senhor foi duas vezes prefeito. Qual de suas realizações lhe marcou mais?
Floriano - Foram muitas as realizações desde a primeira ambulância, buscando oferecer o mínimo de oportunidade aos que necessitavam ir, na época, para Sorocaba em busca de uma UTI por exemplo.  O  Pró nutri que buscava diminuir a desigualdade social . Criei a Assistência Social. Na Educação obtive muito apoio do Prof. Juarez Camargo, do Aneor, do Aristeu , do  Laércio Mota, do José Cavazotti, Lucia Oliveira na V. Novo Horizonte, etc.  Importante foi a  Construção das Escolas Eugênio, Heitor, Ester e Caetano. O Fórum, a abertura de novos loteamentos ...Jd. Claudina , o Jd. Alvorada, J. Bequinha,   trazendo as primeiras casas populares – 152 .....e no segundo mandato finalizamos o do Alberto Bandoni – CDHU.  Área de lazer as praças Figueiredo,  valorização das Igrejas e comunidades rurais.          

RS – Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, em sua opinião, ficou mais difícil de administrar?
Floriano - Sim, mas é necessário devido os desmandos que vergonhosamente acontecem no poder público.
 
RS – Em suas administrações o que o senhor priorizou mais?
Floriano - No ultimo mandato, tivemos momentos de muitas dificuldades, desde honrar a Precatória do Distrito Industrial até enfrentar a difícil tarefa do SUS, Santa Casa. A Estação Ferroviária estava abandonada, criamos o  Centro de Eventos, Municipalizamos a Educação,  continuei acreditando na importância das praças, daí construí a praça dos Ferroviários, do Cruzeiro, do atacadão da Cofesa, da Vila.Novo Horizonte, a praça Renata Guimarães no Jardim Centenário, a Vicenzo De Donno a do Cerrado. Fizemos a ampliação da Escola de Pedra Branca, enfim ser honesto e leal ao povo que me elegeu, acreditando no meu trabalho.  – Vale lembrar o apoio que demos à Fasapel na transferência da Associação de Produtores para o Bairro do Cerrado, as construções das Microbacias em diversos bairros rurais. A Creche do Jd. Paulicéia, deixamos a Escola Juracy com 8 salas de aulas para ser inaugurada.

RS  - Como o senhor classifica suas administrações para o desenvolvimento do município?
Floriano - O julgamento foi popular apesar da minha idade nas ultimas eleições tive mais de 1200 votos como vereador. Agradeço os que acreditam na minha honestidade e no meu Amor por Itararé, com o desejo de sempre de servir e não ser servido, na minha terra natal. Fé esperança e caridade sempre foi meu lema. Sei que fui truculento algumas vezes, mas honrei o nome do meu pai – Heitor Guimarães Côrtes, que também foi Prefeito e deixou suas realizações.


    
RS – O senhor foi um exímio construtor de escolas, creches, casas populares e praças. Acha que os que vieram não deram atenção necessária para a continuidade dessas conquistas?
Floriano - Cada Prefeito tem uma visão, a minha era bastante futurista, por isso conquistei muitos projetos junto aos governos Estadual e Federal, o importante é saber buscar as verbas para as realizações.
  
RS – Em sua opinião, o que de mais urgente precisa ser conquistado para Itararé?
Floriano - Uma administração de pulso firme onde a honestidade seja acima dos interesses de grupos políticos. Lembra, sempre falei servir e não ser servido. Moralidade publica é o que merecemos.

RS – Fale-nos qual a postura que deve ter um administrador para se conseguir os recursos necessários?
Floriano - A pratica Administrativa é sempre sabida e conhecida pelos órgãos superiores, a confiabilidade de um governo é mostrada pelas suas ações e pelos seus resultados, sendo positivo as verbas chegam no município.

RS – O senhor sente-se um homem politicamente realizado?
Floriano - Sim, mas fiquei triste de não poder assumir para Vereador, certamente acredito que fiz falta na Câmara.

RS – Ficou alguma coisa em que o senhor sonhava em realizar e não conseguiu?
Floriano - Sim, o Hospital Regional.

RS -  Em seus muitos anos na política construiu muitos amigos? - tem alguma mágoa?
Floriano - Amigos como Paulo Maluf, José Egreja, Cunha Bueno, Covas, Alckmin, Alda Marco Antonio, foram políticos que ajudaram nas conquistas para Itararé, esses nunca esquecerei.
  
RS – Quem na sua opinião foi o político em Itararé que merece todas as homenagens e ter seus exemplos seguidos?
Floriano - Tivemos em nossa história grandes lideres político.

RS -  Como o senhor prevê o futuro de Itararé para os próximos anos?
Floriano - Espero que os homens envolvidos na vida política sejam responsáveis para saberem onde estão levando o município.

RS -  Quais as pessoas que o senhor relacionaria como sua colaboradora em sua vida política?
Floriano - A Dona Cecília, o Castelar Pimentel que foi meu Vice no primeiro mandato, meu saudoso amigo João Feijão que era meu líder na Câmara, os funcionários desde os mais simples até os mais escalonados.
     
RS – Qual foi o seu trunfo para ter tanto carisma popular?
Floriano - Desde pequeno acompanhei meu pai, que foi Prefeito, e fiz isso por gostar de ser solidário, ser visionário para realizar muitas coisas boas.

RS – Deixe uma mensagem a população.
Floriano - Faço votos de saúde, prosperidade a todos. A todos, que aconteça a conquista da sua casa própria. . 

Secretarias Municipais promovem carreata contra a Dengue


            No último sábado (26),  diversas secretarias municipais se uniram e realizaram uma carreata contra a Dengue.
            A movimentação teve início às 9h  e percorreu diversos pontos da cidade, onde escolares pudessem visualizar e também se envolver.
            Ao longo da semana, diversos trabalhos foram realizados nas escolas, envolvendo alunos, professores e pais.
            O trabalho desenvolvido por professores e alunos de todas as escolas municipais da cidade e da zona rural teve a confecção de cartazes, maquetes, músicas, reportagens, dramatização e desenho. O objetivo maior foi o de prevenir o aparecimento de focos do mosquito Aedes Egypti transmissor da dengue, através de ações que eliminem locais propícios à proliferação do mosquito.
            Todo o material confeccionado nas escolas foi apresentado nas diversas praças da cidade e zona rural expondo a preocupação que toda a sociedade deve ter com relação a dengue. As praças que receberam os trabalhos foram a praça em frente a escola E.M. Maria L. S. Pimentel do Novo Horizonte envolvendo esta escola e a E.M Maria de Jesus; a praça Coronel Jordão com a E.M. Juscelino K. Oliveira e E.M São Vicente, na praça do Cruzeiro com a E.M. Heitor Guimarães Côrtes, E.M. Josélia R. de Moraes e E.M. Dilermando Marques Camargo; a praça São José com as escolas E.M. Mª da Silveira Vasconcelos, E.M. Adelaide B. Perusso e E.M. Nossa Senhora de Fátima. Já na praça Ítalo Incerti na Santa Terezinha, houve a participação das escolas E.M. Caetano Carbone, E.M. Rita de Cássia Juliano, E.M. Dulce Carneiro e CEAMI. No Jardim Alvorada, E.M. Esther C. Ribas, E.M. Adriano Q. Pimentel, E.M. Irene A. Tomas. Na praça Euclides Figueiredo, as escolas E.M. Mª Olivia de Melo e E.M. Hermínio dos S. Lages. Na Paulicéia as apresentações foram na quadra da escola E.M. Newton Marques, E.M. Valéria C. Simões. Já na praça Nossa Senhora Aparecida, os trabalhos foram das escolas E.M. Juracy Martins e E.M. Dr. Carlos de Lima Jr. Na zona rural houve a participação das escolas E.M. Messias Sodré, E.M. Alice Fonseca Braga e E.M.Rosemari L.F.Biglia.
            O prefeito Cesar Perucio participou ativamente da carreata em toda sua extensão, incentivando as diversas equipes que estiveram trabalhando nesse

Por meios de liminar prefeito Marcelino, de Riversul, veta votação de sua cassação

Após várias denuncias de supostas irregularidades na Administração do Prefeito Marcelino Bíglia Filho, da cidade d Riversul, a Câmara municipal formou uma C.P.I. “Comissão Parlamentar de Inquérito” para apurar as denúncias.
Após três meses de trabalho, o relatório da Comissão concluiu que as denuncias realmente eram procedentes e concedeu pleno direito de defesa ao prefeito, aprazando-o para apresentar sua defesa e documentos em tempo hábil, que convencesse os parlamentares de sua inocência na matéria ou  provar que os procedimentos adotados, que originaram as denuncias, foram constitucionais.
Após concluído essa fase, a Comissão se reuniu pela segunda vez e um novo relatório foi elaborado  e com a mesma conclusão do primeiro, sustentando as irregularidades na administração de Marcelino.
Na última segunda-feira, uma sessão extraordinária foi marcada na Câmara Municipal para proceder a votação pelos parlamentares, da Cassação do mandato do prefeito riversulense. - A expectativa era geral na pacata cidade e a população esperava apreensiva o resultado que, para a maioria, seria a cassação por improbidade administrativa.
Porém, consciente de que sua situação não eram das mais confortáveis, Marcelino recorreu aos meios judicias e conseguiu uma liminar, em última hora na cidade de Itaporanga, que vetou a votação dos edis e prorrogou o episódio, agora também sendo analisado na esfera judicial.
O Prefeito disse que a Comissão não quis ouvir seu direito de defesa, o qual é constitucional, tendo que recorrer aos meios judiciais para se proteger. Disse ainda que a CPI foi instaurada após a demissão do presidente da Câmara Municipal, por suspeita de ter desviado dinheiro público quanto prestava serviços como funcionário na prefeitura.
O Presidente da Câmara, Luciano Pinheiro, disse que as declarações do prefeito não passam de politicagem pois nunca teve acesso a pagamentos ou qualquer operação financeira que pudessem fazer uso deste

COAFAI supera expectativas de vendas e deixa produtores rurais mais que satisfeitos

Olhares tristes, expressão de desânimo, constantes preocupações para honrar os compromissos, falta de expectativas e desmotivação, já são coisas do passado para aproximadamente 180 famílias de produtores rurais do município.
Com  menos de dois anos de existência, a “COAFAI” - Cooperativa de Agricultura Familiar de Itararé, criada pela atual Administração, vem apresentando resultados surpreendentes.
Neste ano, só para as escolas municipais de Itararé, foram vendidos mais de R$ 70 mil em produtos para a merenda escolar.
Diariamente a Cooperativa promove as entregas de dezenas de itens de sua produção às escolas municipais, sem agrotóxicos e fresquinhos,  como: frutas, legumes, verduras, doces, mel, rapadura e outros produtos de épocas. para serem preparados aos alunos.
Todo mês, após conferido os romaneios de entregas no período de 30 dias por funcionário destinado para isso e pela nutricionista responsável, são emitidas notas ficais com preços praticados conforme tabela CONAB e encaminhadas ao FNDE, do governo federal, para os devidos pagamentos.
Além das escolas, a COAFAI também fornece para várias entidades assistenciais credenciadas, através do Programa P.A.A “Programa de Aquisição de Alimentos”, valor este que não esta incluído nesta transparência. Dos valores emitidos em notas fiscais, 13% são retirados para a Cooperativa, para pagamento de despesas e o restante distribuídos entre os associados que recebem a faixa de R$ 1.500,00 cada. Existem produtores com volume maior de fornecimento que chega a receber mais de R$ 1.900,00 por mês. - “Antes de fazer parte da COAFAI, nós não tínhamos nem cama para dormir. Hoje, ganho um bom dinheiro por mês, reformei minha casa, comprei móveis, inclusive uma cama e comprei meu carro. (minha vida mudou)”, declarou José Domingues, morador da Fazenda Canaã. -  Para  Gentil Rodrigues, do bairro Morro Vermelho, sua vida mudou radicalmente para melhor e sua família hoje vive feliz. -  José Valdeci de Moura, do bairro de Pedra Branca, conta que já estava desanimado e sem expectativas para o futuro. Hoje, já comprou seu carro e faz planos mais audaciosos para o conforto da família.
A COAFAI fornece ainda para os municípios de Avaré, Cerqueira Cesar e Itaberá, onde  somam aproximadamente mais R$ 300 mil ao mês. O faturamento bruto do ano foi na ordem de  R$ 900 mil, mas a Cooperativa pretende dobrar esse valor para 2012, além de incluir outros municípios na sua relação de clientela.
Quem está ainda mais feliz é o prefeito Cesar Perúcio, que vê um projeto que era seu sonho ser implementado e dar certo, ajudando muitos produtores do município.

Prefeitura promove licitação e fecha contrato com tradicional fornecedor de Cestas Básicas

Os funcionários da Prefeitura Municipal receberam nesse mês de novembro a  Cesta Básica relativo ao mês de outubro, proveniente do pregão presencial que originou o contrato de 12 meses entre a Prefeitura e a empresa Comercial João Afonso, da  cidade de Corumbataí – SP .
No inicio do mês de novembro foi efetivado o pregão para aquisição de aproximadamente 18 mil cestas básicas que serão entregues em 12 remessas, encerrando em outubro de 2012. Duas empresas participaram e a vencedora foi a  Comercial João Afonso  que já  entregou a primeira remessa nesse mês de novembro.
Todo mês, cerca de 1.450 cestas básicas são distribuídas aos funcionários pela Prefeitura. É importante salientar que as cestas são compostas de 14 itens de produtos de primeira qualidade, sendo elogiadas por todos os funcionários.
A Comercial João Afonso já é tradicional na venda de cestas para o município, pois vem vencendo as licitações e fornecendo as cestas para a prefeitura desde o ano de 2005, sempre mantendo um ótimo padrão de qualidade nos produtos distribuídos.
Em cada Cesta Básica contém: 10 kg de arroz tipo l, 10 kg de açúcar refinado, 05 kg de feijão carioquinha novo tipo l, 05 latas de 900 ml de óleo de soja tipo 1, 01 kg de café torrado e moído, 01 kg de sal refinado, 02 kg de macarrão com ovos espaguete, 02 kg de farinha de trigo especial tipo 1, 01 kg de farinha de milho, 04 latas de 140 grs de extrato de tomate, 02 latas de 170 grs de atum ralado, 01 lata de 700 grs de goiabada, 02 pcts de 400 grs de biscoito e 01 pct de 1 kg de leite em pó integral instantâneo.
O prefeito Cesar Perucio, ouviu de dezenas de funcionários manifestações de contentamento pela qualidade da cesta básica que estão recebendo. “Sei da importância da cesta ao funcionalismo e sempre lutei para que ela tivesse a qualidade destas que  estamos entregando. Para uma família de pequeno porte, acredito que essa cesta seja suficiente, dispensando a compra desses produtos considerados de primeira necessidade  todo mês pelo servidor”, comentou satisfeito Perúcio.

Reta final da Iª Taça Itararé de Futsal categoria Menores


Foi realizado nos dias 26 e 27 últimos, no Ginásio Antonio Pelissari, mais uma rodada de jogos pela Taça de Futsal, categoria Menores.
            No dia 26 foram realizados seis jogos que decidiram as equipe que estariam na semifinal e final do torneio. No primeiro jogo pela categoria 2001/2002 a equipe da A.A.B.B. venceu a equipe da Cooresp pelo placar de 2 x 0 classificando-se para a final.
            Na segunda partida pela categoria 1999/2000, a equipe do Futebol Craques de Itapeva venceu a Cooresp pelo placar de 3 x 0 . Pela categoria 1995/1996 no terceiro jogo do dia, a equipe da A.A.B.B. venceu pelo placar de 4 x 0 a equipe da Cooresp. Com o resultado, a equipe do Banco do Brasil classificou-se para a final.
            Na quarta partida valendo pela semifinal na categoria 1995/1996 a equipe da A.A.I./JUNITEX venceu a equipe do I.C.C. pelo placar de 4 x 2 classificando a A.A.I. para a final. Já na quinta partida do dia, pela categoria 1997/1998 a equipe de Sengés venceu a equipe da Cooresp/Futsal pelo placar de 4x1. Mesmo com a derrota, a equipe Cooresp/Futsal classificou-se para a semifinal.
            Na última partida da manhã, já com as duas equipes classificadas, jogaram pela categoria 1999/2000 as equipes de Sengés versus Futebol Craques de Itapeva. A equipe de Itapeva venceu pelo placar de 4 x 1.
            No domingo (27) foram realizadas as partidas das semifinais em duas categorias, sendo elas 1999/2000, 1997/1998.
            Na categoria 1999/2000 jogaram Atleta Solidário de Itapeva versus Sengés. A equipe de Itapeva venceu pelo placar de 3 x 2. Na outra partida da mesma categoria jogaram Futebol Craque de Itapeva contra Itaberá. A equipe de Itapeva venceu pelo placar de 6 x 2. Já pela categoria 1997/1998 jogaram Atleta Solidário de Itapeva x Cooresp/Futsal. A equipe de Itapeva venceu pelo placar de 3 x 0. Na outra partida da categoria 1997/1998 jogaram as equipes da A.A.B.B. versus Itaberá. A equipe de Itaberá venceu pelo placar de 5 x 3 e com estes resultados ficaram decididas as equipes que farão as finais no dia 04 de dezembro no Ginásio Antonio Pelissari a partir das 8h30 com os seguintes jogos: 8h30 categoria 2001/2002 – ATLETA SOLIDÁRIO X AABB, 8h45 categoria 1999/2000 – ATLETA SOLIDÁRIO X FUTEBOL ESCOLA DE CRAQUES, 9h categoria 1997/1998 – ATLETA SOLIDÁRIO X ITABERÁ, 9h15 categoria 1995/1996 – AABB X AAI/JUNITEX.
           

Guarda Mirim participou ativamente do “Dia da Consciência Ecológica” na Praça São Pedro

O  “Dia da Consciência Ecológica” teve grande participação popular no último dia 26 na Praça São Pedro.
            A Guarda Mirim participou com a Banda Marcial da instituição fazendo uma homenagem e entregando certificado ao historiador Rui de Jesus Furlani. O “Dia da Consciência Ecológica” de Itararé também contou com apresentações da banda GSAT e do grupo de dança da Academia Artforma. O grupo de capoeira da Guarda Mirim se apresentou com duas danças, “maculelê” e “jangada”. O coral da Guarda Mirim também foi destaque com quatro músicas com temas voltados ao incentivo à proteção do meio ambiente e da ecologia, uma de autoria do subtenente da “GM” José Leandro de Oliveira Lima, com o título “Venha Ajudar”.
            A fanfarra “Bate Lata”  foi outro destaque da Guarda Mirim este ano que apresentou três músicas, todas executadas com instrumentos fabricados com material reciclável.
            A peça teatral intitulada “Da Abundância do Passado a Escassez do Futuro”, escrita pela guarda mirim Lilian Viviane de Sá Volquer, apresentou a necessidade de todos cuidarem dos recursos naturais que a natureza nos dá de presente.
            Fechando a programação que aconteceu das 14h às 21h, o Comandante do Tiro de Guerra de Itararé, sargento Ivan Sacerdote realizou uma palestra sobre o meio ambiente. O prefeito Cesar Perucio esteve presente prestigiando as apresentações.

O atleta itarareense Mauro, mais uma vez estará participando da Corrida de São Silvestre em São Paulo

Este ano a mais famosa prova de pedestre brasileira, a São Silvestre, que acontece todos os anos no dia 31 de dezembro em São Paulo, estará completando sua 87ª edição.
Em 2011, a corrida teve seu percurso alterado pela Engenharia de Tráfego da capital. A chegada que antes acontecia em frente ao prédio da Gazeta, na Avenida Paulista, este ano será  no Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco.
Segundo os organizadores, a decisão evitará tumulto entre os participantes e as pessoas que chegam mais cedo para prestigiar o Réveillon na Avenida.
A cidade de Itararé mais uma vez estará sendo representada pelo atleta fundista, Mauro de  Oliveira Lopes, que já participou 18 vezes do importante evento esportivo e sempre mantendo um ótimo posicionamento entre os corredores.
Segundo Mauro, este ano pretende bater seu próprio recorde que é de 1h02m36s  marcados em 1995. Para conseguir seu objetivo, o atleta vem treinando fortemente, inclusive em períodos de altas temperaturas para que suporte o ritmo da prova que terá início as 17hs00 e possivelmente com temperaturas elevadas.
Mauro estará participando no próximo dia 17 de dezembro em Arapoti-Paraná, de uma prova de 9 km que fará parte da programação de aniversário

FUNCIONÁRIOS DO DEMUTRAN USAM DE CRIATIVIDADE PARA CONTER DESPESAS


Procurando contribuir para contenção despesas em seu departamento, os funcionários do Demutran – Departamento Municipal de Transito, vem usando de criatividade confeccionando diversas placas, de vários tamanhos e modelos que serão utilizadas para identificação de obras em vias e na sinalização de trânsito.
Essa semana, o Prefeito Cesar Perucio esteve visitando o setor e certificou-se do exemplar trabalho desenvolvido pelos funcionários, sendo elogiado pelo chefe do executivo.
Ai está um exemplo que com boa vontade e amor pelo trabalho que desempenha, várias iniciativas acontecem naturalmente e quem ganha é coletividade.

Silvio Santos pode ter mais um prejuizo financeiro e perder o seu "lá, lá, lá, lá..."

O apresentador e dono do SBT, Senior Abravanel, “Sílvio Santos”, vem acumulando uma série de prejuízos financeiros nos últimos anos em seu grupo empresarial.
Após perder o Banco Panamericano por suposto desfalque, o Baú da Felicidade que após considerar não ser mais viável teve sua patente vendida ao Magazine Luiza, agora corre o risco de perder o seu prefixo oficial, o “la, lá, lá, lá...”, que o identificou por mais de 40 anos e ainda ter de desembolsar uma grana preta.
Quase dez anos após vencer Sílvio Santos na Justiça, o compositor  das músicas mais famosas da TV levará uma bolada em dinheiro do dono  da emissora e, de quebra, o jingle que marcou a trajetória do apresentador.
Trata-se do famoso "Lá, lá, lá, lá... Agora é hora / De Alegria / Vamos sorrir e cantar / Do mundo não se leva nada / Vamos sorrir e cantar. Lá, lá, lá, lá... Sílvio Santos vem aí...", que virou briga judicial envolvendo o compositor Archimedes Messina e o SBT.
Messina, que diz ser o criador do jingle de Sílvio Santos, venceu em 2001 o processo que movia contra o SBT por danos morais e materiais pelo uso da música sem pagamento por mais de 40 anos.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta quarta-feira (30).
Depois de muitos recursos e apelações, o processo foi encerrado. Não cabe mais recurso por parte do SBT. Messina receberá uma indenização de cerca de R$ 5 milhões da emissora, e o pagamento de cessão de direitos da música.
O SBT terá de parar de executar a música ou   terá que comprar os direitos dela", diz a advogada de Messina, Eliane Jundi.
O compositor, hoje com 80 anos, não sabe ainda se vai pedir a revisão do valor estipulado para a indenização. Procurado, o SBT

Brasil tem 16.5 milhões de pessoas passando fome, mas joga no lixo 40% de sua produção de alimentos

Segundo reportagem da Redetv, o Brasil possui cerca de 16.5 milhões de pessoas na extrema pobreza ou passando fome, contribuindo para o número alarmante de 855 milhões de famintos no mundo.
O relatório da ONU, revela que 300 milhões de crianças passam fome no planeta e 25 milhões de pessoas morrem por dia,  ou seja, 17.361 por minuto motivado pela má nutrição ou por doenças associadas ao problema.
Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que o brasileiro joga fora mais do que come. Só em hortaliças, o total anual de desperdício chega à 37 quilos por habitante. Segundo o IBGE, nas dez maiores capitais do País, o cidadão consome 35 quilos de alimentos por ano, ou seja, dois quilos a menos do que o total que é jogado no lixo. A média de desperdício no Brasil está entre 30% à 40%. nos Estados Unidos, esse índice não chega a 10%.
Para o IBGE, do contingente de brasileiros que vivem em condições de extrema pobreza, 4,8 milhões têm renda nominal mensal domiciliar igual a zero, e quase 12 milhões possuem renda de R$ 1,00 à R$ 70,00 ao mês. Ainda segundo o levantamento, a grande maioria dos brasileiros em situação de miséria é parda ou negra, tanto na área rural quanto na urbana.
A Ministra Tereza Campello, afirmou que as pesquisas ajudam a direcionar as ações do “Brasil sem Miséria”. Segundo ela, o governo será capaz de erradicar quase que por completo a extrema pobreza em quatro anos. “A ideia é de que estamos fazendo um esforço extraordinário do governo federal, dos governos estaduais e dos municípios para erradicar a extrema pobreza. Não estamos falando de um plano que continuará, mas de uma força tarefa [para erradicar a pobreza em quatro anos], disse a ministra.
Para delimitar os brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, o governo utilizou dados preliminares do Censo Demográfico de 2010. A linha de pobreza foi estabelecida em R$ 70,00 per capita considerando o rendimento nominal mensal domiciliar.
Em meio a essa difícil situação, existe ainda os desperdícios no serviço público com superfaturamentos, cabides de empregos, desvios de recursos, inclusive no combate a fome, sem contar os altíssimos salários dos deputados, senadores e ministros e ainda o custeio de suas despesas de mordomias. 
Não basta conhecer o problema, ter projetos e estatísticas. Tem que ter ação, botar a mão na ferida e resolver a situação. Do contrário, o Brasil desses “maravilhosos” poplíticos será para sempre o “brasil” dos políticos.

Eleição para o Conselho Tutelar acontece no dia 20 de dezembro próximo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itararé estará realizando no próximo dia 20 de dezembro, na Câmara Municipal, a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar para o triênio 2012 à 2014. a votação ocorrerá das 8h00 Às 17h00 e para votar o cidadão basta apresentar o título eleitoral e Carteira de Identidade(RG) ou Carteira de Habilitação.
É importante que a sociedade participe ativamente na votação e que escolha pessoas que tenham perfil voltado para o amparo da população dessa faixa etária e que tenha disposição para desenvolver ações constantes que minimize os problemas existentes nesta área.
           É importante ressaltar que o Conselho Tutelar não tem por obrigação amparar ou educar o adolescente. É uma instituição que presta apoio e mostra a direção correta a seguir. A  incumbência da educação e da disciplina a eles destinados é da família e por essa razão a participação na escolhas dos novos membros deve ter a participação maciça da sociedade.