Por: Taiane Ramos Gil - Enfermeira
Hipogalactia (diminuição do leite)
Queixa comum durante a amamentação é afirmar que se tem “pouco leite”, ou que o leite é fraco. Relaciona-se, freqüentemente, com a insegurança materna quanto à sua capacidade de nutrir o seu filho, fazendo com que interprete o choro da criança e as mamadas freqüentes (normal no bebê pequeno) como sinais de fome. A ansiedade que tal situação gera na mãe e na família pode ser transmitida à criança, que responde com mais choro. O complemento com leites artificiais muitas vezes alivia a tensão materna e essa tranqüilidade repercute no comportamento da criança, que passa a chorar menos, reforçando a idéia de que ela realmente estava passando fome.
A suficiência de leite materno é avaliada através do ganho ponderal(pêso) da criança e o número de micções por dia (no mínimo 6 a 8).
Se a produção do leite parecer insuficiente para a criança, pelo baixo ganho ponderal na ausência de patologias orgânicas, cabe ao médico conversar com a mãe e tentar determinar o que está a interferindo na produção do leite. É importante que a mãe não suspenda as mamadas para que seja mantido o estímulo da sucção, indispensável para a produção do leite materno.
A prolactina é um hormônio relacionado com a produção do leite materno, alguns fatores estão relacionados com o aumento dos níveis séricos desse hormônio, tais como: o sono e o exercício físico.
Traumas nos mamilos
Quando ocorre fissuras(rachadura)( nos mamilos frequentem,ente decorrente de técnica incorreta de amamentação.
Prevenção
Manter os mamilos sempre secos, expondo-os a luz solar e ao ar livre.
Após as mamadas, passar algumas gotas de leite sobre os mamilos e não utilizar cremes e/ou óleos. Expressão manual da aréola antes das mamadas, se ela estiver ingurgitada(empedrada) o que aumenta sua flexibilidade permitindo uma pega adequada
Se for preciso interromper a mamada, introduza o dedo indicador no canto da boca da criança de maneira que a sucção seja interrompida antes da criança ser retirada da mama.
Uma vez instalado o trauma mamilar recomenda-se iniciar as mamadas pela mama menos lesada pois são extremamente dolorosos e com freqüência são a porta de entrada para bactérias, portanto, faz-se necessário intervir para aliviar a dor e promover a cicatrização das lesões o mais rápido possível; Para isso, deve-se consultar um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário